segunda-feira, 2 de julho de 2018

Dome sua língua


"DOME SUA LÍNGUA OU VOCÊ SERÁ ESCRAVO DAS CONSEQUÊNCIAS DAQUILO QUE DIZ." (Eu mesma)
Semana passada fiquei absolutamente chocada com as indelicadezas e indiretas mal educadas a mim dirigidas somente porque fiz um questionamento que cabia e que me era de direito.
E, assim que isto ocorreu, achei que o melhor era, por fim, ignorar e sequer responder, a fim de encurtar a história e o desfilar de indelicadezas.
Mas imediatamente me lembrei de quão complicada é a vida da pessoa em questão: a vida acaba sendo sempre mais difícil para as pessoas que também são difíceis...
"FALAR É PRATA E CALAR É OURO" diz o sábio ditado popular: lembre-se dele antes de deixar que sua língua sem controle assuma o controle das situações.
Pese e pondere o que vai dizer aos outros, pare e reflita para quem você conta coisas de sua vida, sejam elas coisas boas ou dificuldades: nem sempre as pessoas trazem dentro de si a nobreza de espírito necessária para carregar consigo confidências ou conquistas que terceiros nos confidenciaram.
Li recentemente um post que dizia: "quando a vontade de falar algo for incontrolável, encha sua boca com água e só engula quando a vontade de falar tiver passado."
Os anos passam, a gente envelhece e vai aprendendo e, seguramente o que não deixaria de responder há dez anos ou mais, hoje prefiro me mantar caladinha e deixar passar.
Depois de alguma decepção também tenho preferido guardar para mim mesma as conclusões que tirei sobre os protagonistas das situações que me magoaram.
A vida se incumbe de dar respostas à todas as pessoas que, de alguma maneira nos magoaram, nos traíram ou tentaram nos diminuir como pessoas em situações as mais variadas.
Siga seu caminho e não se desgaste com gente assim: isto é saber viver, isto é a maturidade chegando!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário