segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

O "amigo secreto" do Natal


Neste último fim de semana, fui convidada para a festa de confraternização de Natal na casa de um casal de vizinhos de quem eu gosto muito. E sei que há anos eles reúnem seu grupo de amigos para esta comemoração todos os finais de ano.
Eu era a única "fora do grupo" a estar presente e me foi avisado que eles fazem um amigo secreto. E as dicas foram: presentes que custem entre R$1 e R$40 no máximo, que fossem unissex porque as pessoas só ficam sabendo quem é seu amigo secreto na hora da festa.
Por sorte me lembrei de um charmoso chaveiro que trouxe comigo de Stratford-Upon-Avon, a cidade onde nasceu William Shakespeare e pensei que poderia ser um bom presente.
O meu "amigo secreto", coincidentemente, era uma das amigas deles que dá aula de Literatura Inglesa e que ficou absolutamente encantada e feliz com a lembrança que recebeu.
Eu ganhei um livro e um charmoso calhamaço de receitas de drinks a serem preparados com vinho do Porto - amei!
Mas mesmo que tivesse amado "médio" ninguém jamais saberia porque o melhor e o mais gostoso de tudo foi ter sido aceita naquele grupo de pessoas tão interessantes, ter aproveitado a reunião, o jantar, a conversa e ter participado da brincadeira com todos os ali presentes.

Abaixo seguem algumas dicas para que você seja um excelente amigo secreto e que entre no clima com bom humor e espírito esportivo.

OBSERVE O LIMITE DE VALORES:
Acho extremamente importante que seja respeitado o limite máximo e o mínimo para a aquisição de seu presente. Guarde seus arroubos de generosidade para pessoas especiais em sua vida e, preferencialmente, que este presente não seja entregue à pessoa no decorrer da brincadeira.

AJOELHOU, TEM QUE REZAR:
Assim fala o ditado popular e penso que, se você topou participar da brincadeira e se comprometeu, não seja um estraga-prazer: compareça à festa com sua lembrança em mãos; desculpas esfarrapadas não funcionam...
E nada mais desagradável do que desapontar alguém que, como manda o figurino, trouxe sua lembrança para o grupo e que sairá de mãos vazias porque você desconsiderou esta pessoa...

TEMPOS DIFÍCEIS SÃO EXERCÍCIOS PARA CRIATIVIDADE:
Vivemos um momento complicado, com apertos financeiros e dificuldades para muita gente.
Mas, mesmo assim, podemos participar da brincadeira, usando de criatividade e de boa vontade: um bolo inglês de Natal bem embalado, uma torta de frutas; um presente que você ganhou e jamais usou, enfim, sejamos criativos a fim de nos inserirmos na brincadeira e também nos divertirmos, apesar dos tempos bicudos.

NÃO GOSTEI DO QUE GANHEI:
Seja educado: se o que você ganhou não lhe agradou, lembre-se que o importante ali foi o gesto - alguém tentou lhe agradar com uma lembrança. 
Saiba agradecer a gentileza, saiba agradecer o gesto generoso.
Aquilo que não foi de seu agrado é material: ele pode ser trocado, pode ser dado à alguém que o aprecie, etc.

EVITE...
- Evite perfumes, porque você não sabe que tipo de fragrância agrada a seu amigo secreto.
- Evite roupas íntimas no geral, porque isso constrange um presenteado mais tímido, ou um convidado mais conservador.
- Evite as bebidas alcoólicas para alguém que sofre com problemas com o álcool.
- Evite chocolates para pessoas que sabidamente sejam diabéticas.
- Evite piadas e comentários maldosos, maledicentes ou venenosos - isto magoa e acaba com o clima amistoso da brincadeira.
Resumindo, entre no espírito brincalhão da atividade, use e abuse de sua criatividade e divirta-se em mais esta brincadeira comum nos finais de ano.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário