sexta-feira, 1 de março de 2019

O rancor


"EVERY DAY WE HAVE OPPORTUNITIES TO GET UPSET. IF YOU'RE GOING TO LIVE IN PEACE, IT'S NOT GOING TO HAPPEN BY ACCIDENT. IT'S A DECISION YOU MAKE." (Pastor Joel Osteen) 
(Tradução: Todos os dias temos oportunidades para ficar chateados. Se você quer viver em paz, isso não vai acontecer por acaso. É uma decisão sua.)
Esta semana conversava sobre isto com um amigo querido sobre o rancor - penso que esse sentimento é aquela espécie de veneno que você toma querendo envenenar quem lhe aborreceu.
Livrei-me desses sentimentos tóxicos todos: ressentimento, rancores, raiva. Mas isto não quer dizer que eu deseje a companhia ou a amizade de pessoas que tenham despertado em mim isso tudo - quero todos bem distantes de mim.
Perdoar e deixar passar sim; mas a boa memória nos protege, a fim de não voltarmos a ser alvo de dissabores por essas pessoas. Porque, cá entre nós, quem faz uma, fará a segunda se permitirmos...
Acho que quando completei 50 anos decidi que queria viver de forma mais leve. E não permitir que aborrecimentos nos roubem a alegria de viver e a fé na vida é uma das maneiras de vivermos de maneira mais leve e mais compreensiva.
Afinal, as pessoas só nos dão o que trazem dentro de si para dar: alguns são riquíssimos em seu interior e muito generosos; outros, absolutamente pobres de espírito.
Cabe a nós compreender e fazer a seleção - estar perto de quem nos faz melhores pessoas com sua riqueza interior, sabedoria, humildade e generosidade. 
E esta é uma das decisões que certamente irá nos colocar mais próximos da paz.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário