sexta-feira, 8 de julho de 2022

Com que roupa eu vou?


Por mais que algumas pessoas tentem fazer desse nosso mundo a "festa do caqui de Jundiaí", as coisas não são bem assim não.

Algumas empresas, as que prezam por suas imagens, têm um dress-code a ser seguido; alguns lugares mais formais seguem exigindo que a vestimenta também combine com a formalidade.

Não assisti à matéria, mas soube que um casal de Sergipe veio à São Paulo celebrar o aniversário de casamento, decidiram almoçar no Terraço Itália, que emprestou uma calça comprida ao rapaz que, ao que tudo indica, trajava bermudas - Oi? Como assim bermudas no Terraço Itália?

O lugar é um dos cartões postais da cidade, um restaurante caro, com comida de alta gastronomia e uma vista da cidade que é única.

Se o casal escolheu esse restaurante para almoçar, deveriam saber que estavam indo a um dos mais formais restaurantes da cidade e não a um informal restaurante à beira-mar onde ninguém se preocupa com os trajes da clientela.

Assim, sugiro que usemos mais o Google, antes de nos aventurarmos em algum lugar onde nunca estivemos. E abaixo seguem algumas dicas para que você não pague mico e esteja sempre adequado e elegante.

RESTAURANTES À BEIRA MAR

Mais informal que essa ambiência, impossível.

Ainda assim, sugiro alguns cuidados.

PARA OS HOMENS - esqueçam a hedionda camiseta regata: ela combina com corridas à beira mar ou exercícios em sua academia de ginástica. Que coisa desagradável é estar comendo e ter que olhar para axilas masculinas suadas e peludas. Ecaaa!

PARA AS MULHERES - se ainda estiver trajando maiô ou biquini, sugiro uma canga elegante por cima, ou uma dessas muitas saídas de praia rendadas e super elegantes.

Chinelos nos pés são aceitos sem problemas para ambos os sexos.

RESTAURANTES EM CIDADES DE PRAIA

Nem todos eles aceitam seus clientes calçando chinelos e vestidos como se estivessem no conforto de suas salas de estar.

Há uns anos Luciano Huck foi barrado à entrada de um restaurante no Rio de Janeiro porque estava calçando chinelos.

RESTAURANTES TRADICIONAIS EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA

Nesses locais, sugiro mais atenção na escolha do figurino, viu?

Locais como o Freddy, o Terraço Itália, o Fasano, o Emiliano e outros templos da gastronomia paulistana pedem ao sexo masculino um blazer e uma calça de sarja; uma elegante camisa, loafers nos pés. 

Esses locais também pedem que nós, mulheres, estejamos mais atentas às nossas escolhas - que ela seja fashion, mas de bom gosto e à milhas de distância da vulgaridade...

No Rio de Janeiro eu sugeriria o mesmo cuidado - você acha mesmo que janta no Cipriani, do Belmont Copacabana Palace trajando bermudas e tênis?

Aliás, homem elegante jamais viaja sem um blazer na bagagem: você nunca sabe o que lhe aguarda.

O bacana dessa vida é que nem tudo se pode não - para tudo há hora e há lugar!

E quem compreende, respeita e adota esse cuidado para si tem portas abertas onde quer que vá e vive uma vida sem constrangimento, viu?

Dica dada...

Célia Leão

PS.: Soube que o "sem noção da bermuda" entrou com uma ação contra o restaurante. E ganhou!

Espero que o Terraço Itália e outros restaurantes formais da cidade não se intimidem com a falta de noção da Justiça e sigam pedindo a seus clientes que vistam-se de acordo com toda a sofisticação da gastronomia e do espaço que eles nos oferecem!

Lugar de bermuda é em praça de alimentação de shopping centers, não naquele salão lindo do Terraço Itália!

Pronto, falei - ando cansada de falta de educação, de savoir-vivre, de falta de noção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário