quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Envelhecer é um privilégio


Há uns dias escrevi um texto sobre quão bonita é a diferença entre as pessoas e uma amiga querida acabou por me lembrar que, além dos implantes exagerados, temos também os preenchimentos e demais procedimentos estéticos faciais em excesso.

Há anos sou tratada por um dermatologista que, na verdade, formou-se em Cirurgia Plástica e trabalhou por anos na equipe do Professor Dr. Ivo Pitangui.

E reiteradas vezes ouvi dele que jamais faria qualquer intervenção que apagasse minhas rugas do riso, porque elas estão em meu rosto para me lembrar que, além dos perrengues naturais da vida, sorri muito e ali estão elas, as rugas, para que eu seja grata por cada risada dada nesta vida - palavra de quem entende!

Assim, uso sim meus cremes e vitaminas que ajudam  minha pela envelhecer com saúde: não me torro ao sol como um lagarto e, quando tomo sol, é sempre no "horário da saúde", entre 7:00 e 10:00h da manhã.

Mas vejo que nem todo dermatologista e nem toda esteticista tem esse cuidado e esse olhar e, na verdade tentam empurrar goela abaixo das pacientes preenchimentos faciais e aplicações de Botox fora da medida aceitável.

Nicole Kidman, por exemplo é uma mulher lindíssima, uma boa atriz que, de uns anos para cá tem sua face tão paralisada pela substância que começa a ter efeitos não produtivos em suas atuações.

Vejo mulheres idosas com a testa chegando ao meio da cabeça, tão espichadas por plásticas foram elas - o tiro sai pela culatra e elas todas ficam parecidas com a Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas.

A falecida Elza Soares há décadas me provocava mal estar com a face espichada além da medida e os olhos mefistofelicamente espichados - ai, tinha medo!

Os lábios são tão preenchidos que tornam a boca da mulher caricata - algumas mal conseguem pronunciar as palavras.

Santo Agostinho, sábio filósofo e pensador da Igreja dizia que "a virtude está no equilíbrio" - concordo com ele.

Que nos cuidemos sim, mas sem exageros - todas as idades têm seu encanto e, se você soube envelhecer inteligentemente, cuidou para que seu interior e sua capacidade de raciocinar não envelhecessem. 

Porque esse é o grande segredo: jamais perder aquela centelha de alegria que faz com que nossos olhos brilhem como os olhos de uma criança.

Agradeça todos os dias o fato de a vida estar lhe dando a chance de envelhecer. Porque a outra opção ao envelhecimento é drástica e final.

Pense sobre isso...

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário