quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Sobre presentes


Nesses últimos dias falamos sobre convites para diversos compromissos sociais.

E hoje o assunto são presentes, porque os convites de casamento fizeram com que o amigo William James acabasse por se lembrar daqueles famigerados cartõezinhos de loja afixados ao convite que "lembram" os convidados sobre onde está a lista de presentes dos noivos.

Presentes não se pedem - presentes são recebidos!

Assim algumas observações seguem abaixo sobre o assunto:

LISTA DE PRESENTES PODE?

Claro que pode - a vida dos convidados para o casamento é sempre mais fácil quando sabem o quê os noivos estão precisando.

O que não pode e não deve ser feito é afixar cartão com nome de loja e aviso sobre onde está a lista.

Todas as vezes que recebo um convite de casamento, imediatamente entro em contato com a família que me convida para perguntar se os noivos fizeram lista de presentes e onde ela se encontra.

A dica é a seguinte: quanto mais cedo você consultar essa lista, mais opções de presentes você vai ter para comprar. E, se porventura só lhe sobrar a Ferrari Testa Rossa ou o fogão italiano da marca Lofra, a Ferrari dos fogões, veja o que não foi pedido e compre algo que se encaixe em seu orçamento - existe sempre um acordo entre os noivos e as lojas de presentes que permitem que eles troquem presentes recebidos por algo que ainda precisem, mesmo que o presente não tenha sido comprado na loja em questão.

RECICLAR PRESENTES PODE?

Acho que pode e que isso deve ser feito - melhor fazer isto do que acumular consigo coisas que você não vai usar. Mas o importante é lembrar quem foi que lhe presenteou com o objeto, a fim de não presentear a pessoa com o presente que você recebeu dela.

ABRIR O PRESENTE AO RECEBE-LO?

Sempre!

Exceção feita às festas infantis e àquelas ocasiões em que nem todos os que ali estão presentearam você.

PRESENTES INFANTIS  - cabe ao papai e à mamãe ligar ao longo dos dias seguintes a festinha para agradecer os presentes recebidos. Por isso mesmo, nos bufês infantis há sempre alguém escrevendo no papel de embrulho do presente quem foi que deu o que...

PRESENTES EM GERAL - se puder, abra e agradeça ao receber. 

Não importa quanto você tenha desgostado do que recebeu, AGRADEÇA! Agradeça o gesto, à delicadeza,  a vontade da pessoa em tentar lhe agradar. Se você não gostou do que ganhou, depois recicle, troque por algo que lhe agrade, troque a roupa pelo tamanho que lhe caiba, etc.

Importante é que nos lembremos que presentes não se pedem, presentes são recebidos. 

E, acima de tudo, ninguém além de você mesmo, tem obrigação de lhe agradar.

Dica dada...

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário