terça-feira, 30 de agosto de 2022

"Small talk"



Acabei de postar, em meu Instagram, um texto que diz que as pessoas arvoram-se o direito de pensar e dizer o que querem, e que realmente todos têm esse direito. 

Porém - e aí vem o porém - a partir do momento em que você diz o que pensa e quer, tenho o direito à resposta, que talvez não lhe agrade muito,

Por isso mesmo, tenho cada vez mais cuidado ao falar com a maioria das pessoas. E aí aplica-se aquele outro post meu de outro dia que diz "se o que eu falo já faz com que as pessoas não gostem de mim, imagine se soubessem o que eu penso delas." 😂😂😂

Mas, se você despeja em mim uma mala de coisas indesejáveis, não espere e nem se espante se eu reagir, afinal, ninguém é de ferro!

Sou comunicativa e absolutamente extrovertida, mas assim como os membros da Família Real Britânica, me especializei em "small talk" que, traduzindo significa "conversa educada sobre assuntos sem importância ou incontroversos, especialmente quando envolvidos em ocasiões sociais."

E assim, ocasiões sociais festivas como a que tive ontem me trouxeram prazer, a partir do momento em que comecei a interagir com os demais convidados e deitei e rolei em minha capacidade social para "small talks".

Aconselho você a deixar os assuntos mais pesados, as reclamações e agruras para serem divididos com aquela porção diminuta de amigos e parentes cuja intimidade e amizade permite.

Como dizia uma amiga querida, os problemas podem ser classificados em 3 tipos - os mais leves são embalados em sacos de lixo transparentes; os de peso médio, os embalamos em sacos de lixo opacos e os mais terríveis devem ser embalados em sacos de lixo pretos.

É isso! Escolha sabiamente com quem comentar seu lado mais "dark" e menos digno de aplausos.

Do contrário, você corre o risco de ouvir coisas que talvez o desagradem.

Mas, pelo sim pelo não, seja sociável e se muna de assuntos leves e divertidos a cada compromisso social que tiver - você vai ser bem recebido e mais querido por todos.

E, quando isso não lhe for possível, lembre do ditado que diz que calar é ouro e falar é prata.

A elegância e a educação assim o exigem.

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário