segunda-feira, 2 de abril de 2018

Quem é chique e educado não desperdiça comida!


Vez ou outra me perguntam, em sala de aula, se é mesmo chique deixar comida no prato.
E eu, com segurança respondo que chique mesmo é sermos solidários com aqueles que, ao redor do mundo, passam fome.
Já pesquisei bastante e nunca consegui achar um livro europeu de etiqueta que dissesse que, em determinado momento da história, era chique desperdiçar.
Fomos colonizados por europeus, a origem de nossas normas de civilidade e de conduta vêm de lá. 
A Europa é um continente que já passou por guerras terríveis, por invernos rigorosos e por períodos de muita fome e é por isso que não encontro nenhum escrito que diga que é chique desperdiçar.
Assim, abaixo seguem algumas observações para o nosso cotidiano de refeições, para que não nos esqueçamos, ok?
- Num restaurante de comida a peso, coloque em seu prato exatamente aquilo que sua fome diz que você irá consumir. Se a porção que você serviu não lhe satisfez, volte lá e se sirva de mais: quem foi que disse que isso é proibido?
- Num restaurante em que a comida seja a la carte, pergunte a quem serve sua mesa sobre o tamanho dos pratos. E se porventura, ao chegar, você notar que seu prato é maior do que você consegue consumir, antes de começar a comer, separe o que lhe parece excesso e leve consigo, em uma embalagem para viagem.
E não se preocupe em parecer deselegante: deselegante é quem desperdiça, quem não reverencia o fato de ter comida em seu prato todos os dias. 
- Os restaurantes mais sofisticados, via de regra já servem porções menores, a fim de que o cliente consuma todo o prato e evite embalagens para viagem....
- No serviço de quarto de hotéis, pergunte a quem lhe atende sobre o tamanho dos pratos e, a depender, opte pelo cardápio kids ou peça que a porção lhe seja servida pela metade.
- Na casa de amigos e familiares, faça seu prato e prefira colocar menos e repetir o alimento a colocar demais e ter que jogar fora o que você não comeu.
- Em sua casa, pare com esse papo furado de que "comida fresquinha" é que é comida boa.
Isso vem do tempo em que as pessoas não possuíam refrigeradores e, por isso e a fim de evitar que a comida se estragasse, faziam o que ia ser servido no almoço e no jantar pouco tempo antes destas refeições.
Hoje temos refrigeradores, temos freezers! Pare com esta conversa antiquada porque, cá entre nós, existem alguns pratos que, de um dia para o outro ficam até mais gostosos.
- Num restaurante, nenhum pecado em que se divida um prato, nenhum pecado em que se divida a bebida.
Feio e cafona é ter o olho maior do que a boca ou desperdiçar porque as circunstâncias lhe favorecem. 
Está mais do que na hora de pararmos de olhar só para nosso próprio umbigo e sermos mais conscientes das dificuldades que existem ao nosso redor.
Porque se quisermos viver em um mundo melhor, é tempo de aprendermos a perceber de maneira mais ampla e mais profunda o que está ao nosso redor, sejam pessoas ou circunstâncias...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário