segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Como interpretar a expressão "apareça lá em casa"


Esta é uma expressão bastante usada por aqui. Mas de forma alguma ela pode ser levada ao pé da letra!
Gente educada não invade a casa do outro; nunca "aparece" sem avisar. 
E muito menos em horários inapropriados tais quais horários de refeição, antes das 9:00 ou depois das 21h, em dia de final de telenovela, no horário de um evento esportivo importante, etc.
Quando alguém lhe diz "apareça lá em casa", está querendo dizer que você será uma presença bem vinda e que conviver mais com você e recebê-lo será um prazer!
CONVITE SE RECEBE - espere que o outro o convide para ir à casa dele; não peça para ser convidado e nem "force a situação".
SEJA PONTUAL - após receber seu convite, preocupe-se em chegar pontualmente no horário combinado porque, bem diz aquela frase popular que "o combinado não é caro!".
SAIBA A HORA DE IR EMBORA - exceto em ocasiões absolutamente especialíssimas, não se alongue alem da medida em suas visitas..
VISITAS A UM DOENTE, A UMA NOVA MAMÃE E SEU BEBÊ, A UM AMIGO QUE ESTÁ SE RESTABELECENDO DE UMA CIRURGIA OU ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE - entre 15 e 30 minutos é o tempo para tornar sua visita um prazer; mais que isto, vira tortura...
VISITAS A AMIGOS E FAMILIARES - duas a três horas e não muito mais que isto, ok? Experimente dividir cronologicamente um almoço ou jantar que você ofereça em sua casa; passado este tempo, via de regra a conversa descamba ou para fofocas ou para reclamações...
SEJA UMA VISITA EDUCADA - ofereça-se para colaborar com a refeição para a qual você foi convidado (um vinho, uma sobremesa, um dos pratos, chocolates para seus anfitriões, um bolo feito por você mesmo). Cada dia é mais bem visto e benquisto aquele amigo que sempre tem a preocupação em colaborar com algo. Cada dia é mais cafona esse povo "venha a mim e ao vosso reino nada".
CRIANÇAS DURANTE A VISITA - eduque seu filho a não mexer em nada que não lhe pertença e a ser educado em casa de outros.
Se você faz parte daquele grupo de pais irresponsáveis que acham que deixar o filho fazer tudo é educar, faça o seguinte: fique em casa e poupe os outros de terem de conviver com monstrinhos que você está criando. E que cabe somente a você aturar!
É isso! Além destas diquinhas, sugiro especial cuidado e atenção nos temas que você vai decidir dividir com os amigos que você visita - que as conversas sejam leves, positivas, cheias de humor. Deixe as tragédias cotidianas para os programas sensacionalistas da TV. E guarde suas mazelas para serem divididas com seu terapeuta. Ou com aquele amigo mais que íntimo com quem você abre seu coração e sua vida sem reservas e nem constrangimento!
‪#‎dicadada‬
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário