segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Como ser um hóspede educado


Apesar de estarmos em fim de férias, não custa nada que desde já nos preocupemos com o assunto, para estarmos preparados em nossa próxima viagem.
Um bom hóspede é aquele que não ouve o que não lhe cabe, não enxerga o que não lhe diz respeito mas, acima de tudo tem olhos de lince e "espírito de copiadora" para adequar-se e integrar-se aos costumes da casa que o abriga.
SUAS COISAS - se não existe armário para que você acondicione seus pertences, que eles permaneçam em sua mala e dali sejam tirados no momento em que você tiver que usá-los. Assim que acabar de usar o que lhe pertence... de volta para sua mala novamente.
O BANHEIRO - se em casa as companhias de saneamento já pedem que usemos água com sabedoria e comedimento, imagine em casa dos outros? Que seu banho seja rápido e que o banheiro esteja ainda mais em ordem quando você sair do que quando começou a usá-lo.
REFEIÇÕES - ofereça-se para ajudar sim! E se seus anfitriões não aceitarem sua ajuda, seja grato e, acima de tudo, educado! Aprecie e elogie tudo o que lhe for servido!
SUA CAMA - nem preciso dizer que quem deve arrumar sua cama todos os dias é você mesmo; e que por mais que você adore acordar para almoçar, se este não é o costume da casa que lhe abriga, encaixe-se nele em 3... 2... 1!!!
TEMPO DE PERMANÊNCIA - pense nisto e programe-se para estar em casa de parentes ou de amigos por no máximo uma semana, salvo exceções combinadas previamente em que haja necessidade e o tempo maior de permanência foi aceito por ambos os lados ! 
Resumindo, hóspede educado é aquele que se vai e deixa saudade; que tenta não ser peso para quem o recebe; que enquadra-se e adequa-se à rotina e aos costumes da casa; que se preocupa com a ordem de suas coisas e em jamais tornar a vida dos que o acolhem uma bagunça ou um inferno!
Porque lugar de gente folgada é num hotel. Primeiro porque um hotel é a "terra de ninguém" onde cada qual faz sua rotina e seus horários, onde está incluído no preço da diária um profissional que arrume o que você desarruma, que limpe o que você sujar etc.
Mas creiam, mesmo em hotéis, o tratamento e a consideração são outros quando camareiras e arrumadeiras percebem sua preocupação em manter as coisas em ordem, porque isto lhes facilita o trabalho...
‪#‎dicadada‬
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário