sábado, 3 de dezembro de 2016

Para você, que é chefe...


Esta semana um comentário em meu blog acabou por me chamar a atenção para o assunto.
Segundo o leitor, seu chefe invariavelmente está de mau humor e, ao entrar na empresa pela manhã, já começa seu dia distribuindo coices e destempero; e a pessoa então me pedia sugestão para lidar com este fato.
Acho que os comentários serão benéficos a ela e a todos os chefes que eventualmente me leiam aqui. 
Porque, cá entre nós, nada mais deselegante e fora de propósito que uma pessoa em posição de liderança destemperada, não é mesmo?
- Pais e mães sabem que seus exemplos valem mais que mil sermões. Pois gestores e chefes também deveriam saber disto!
- Se você é arrogante e preconceituoso caro chefe, está dando o sinal verde para que sua equipe toda haja da mesma forma com clientes, parceiros de negócios e fornecedores.
- Se você é relaxado e pouco cuidadoso com suas roupas e seu visual, está autorizando seu time todo a agir da mesma forma. E se esquecendo que a imagem de sua empresa é indissoluvelmente associada à imagem das pessoas que são parte da empresa.
- A mesma observação vale para seu destempero e suas crises de azedume e de pitis descontrolados: sua equipe vai se sentir no direito de agir do mesmo jeito e fazer as mesmas coisas que você faz entre eles mesmos e com clientes e demais parceiros de seu negócio!
- Além do que, meu caro chefe, todo o líder que não tem competência para gerenciar e controlar seu próprio temperamento dificilmente verá validada a sua competência para gerenciar pessoas ou um departamento.
Chefes dissimulados e medrosos criam liderados igualmente dissimulados e covardes; chefes truculentos criam uma ambiência estressante e agressiva; chefes azedos e destemperados criam um ambiente de igual azedume e destempero.
Cá entre nós, não há coisa mais horrível e cafona que adultos que não têm seu temperamento sob controle e que acham que as pessoas todas têm obrigação de conviver com um desequilíbrio que é de quem o tem e que incomoda enormemente a todos os que não tem nada a ver com isto. Se em crianças já acho os pitis algo sem graça, em adultos acho algo fora de propósito, fora dos preceitos mínimos de educação a serem observados e sinônimo de desajuste mental, viu?
Célia Leão

*Dá para entender agora porque é que o Brasil virou este "samba do caqui louco"? (esta expressão substitui a velha e boa "samba do crioulo doido" que os politicamente corretos preconceituosos dizem que não pode mais ser usada) 
...É porque, lá em cima, os mandatários são desavergonhados - e o povo segue o exemplo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário