sábado, 10 de dezembro de 2016

Seu comportamento à mesa


Fico impressionada como ainda existe gente que acha que este tipo de preocupação é frescura!
Ano passado, estava no Rio de Janeiro e um amigo de lá me contou que havia conhecido uma mulher, em sua meia-idade, solteira, aparentemente interessante e à procura de companhia.
Posto isto, ele a convidou para dançar e, antes do tal lugar de dança, decidiram jantar juntos.
Segundo palavras do próprio amigo, a mulher comia de maneira sôfrega, não conversava e, pior, quando ele tentou entabular com ela um bate-papo ela o corrigiu e disse que estava ali para comer e não para conversar.
Nem preciso dizer que a tal senhora deve estar procurando por companhia até agora porque, nas palavras dele, com muito sacrifício e cavalheirismo conseguiu encerrar aquela noite. E não quer ver a ogra outra vez de jeito nenhum..
Coincidentemente, um outro amigo do Rio de Janeiro, mencionou uma experiência surreal em um restaurante, por estar sentado ao lado de uma outra mulher também completamente sem modos. Segundo ele, a boca ainda estava cheia de comida e ela colocava mais; fazia da faca uma pá empilhadeira para "carregar" o garfo em toda a sua capacidade, mastigava com a boca aberta e, para piorar, ainda falava alto incomodando as pessoas ao seu redor duplamente.
Fico preocupada com isto! Fico assustada ao perceber que são homens os que reparam e me contam histórias assim. 
E boquiaberta porque percebo que as mulheres esqueceram que mães educam e formam seus rebentos pelo exemplo, que uma mulher elegante verdadeiramente se preocupa com os pequenos detalhes que fazem diferença: como se sentar, como caminhar com saltos mais altos, como conversar de forma educada e discreta, como valorizar-se e não vulgarizar-se, como receber em casa e deixar as pessoas a vontade, como usar um banheiro. E também como portar-se à mesa, meu Deus!
Abaixo alguns lembretes de valia:
- Lembre-se que a comida é sempre a desculpa que temos para unirmos pessoas que nos são caras perto de nós.
Não coma como se aquela fôsse a sua úitlma refeição da vida ou como se você estivesse encerrando um jejum de quinze dias...
- Faca na mão direita para cortar, garfo na mão esquerda para comer; ou faca na mão direita para cortar. feito o corte; faca descansa na borda de seu prato à direita e garfo passa para a mão direita. 
Para facilitar sua vida, pense em suas atividades fora da mesa: no preparo de uma refeição, fatiando legumes e verduras na pia - a mão que você utiliza a faca enquanto está na pia é a mesma mão que deverá utilizar a faca enquanto você estiver à mesa.
- Não encha sua boca com comida demais; interaja com as pessoas ao seu redor.
- Use a faca como aparador, nunca como uma "empilhadeira de alimento"
- Coma devagar, mastigue. Não se esqueça: seu estômago não tem dentes...
- Coma tudo de seu prato, beba tudo de seu copo: quem desperdiça comida hoje em dia atesta publicamente sua ampla geral e irrestrita falta de noção: é muita gente sem nada nesta vida para que você desrespeitosamente jogue comida fora.
E, por último mas não menos importante - seja elegante ao compor seus cardápios, nada de uma infinidade de pratos. 
Pense que uma entrada, um prato principal e um ou dois acompanhamentos e a sobremesa, em tempos como o que estamos vivendo é uma refeição farta, sem exagêros e sem ostentação.
Condizente com o momento mundial de grandes dificuldades pela qual nosso mundo está passando.
Dica está dada: que tal praticar e fazer de suas celebrações de fim de ano momentos mais elegantes e mais bonitos para quem estiver a lhe observar?
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário