segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

E agora, o que é que faço?... Não gosto desta comida!


Ontem compartilhei com alguns amigos de FB minha torcida por um dos Chefs finalistas daquele programa que se chama "Top Chef Masters". Descobri que, assim como eu, alguns outros amigos torciam pelo mesmo candidato.
Que, apesar de ser o meu favorito, escolheu preparar um menu tão autoral e tão cheio de iguarias pouco comuns e pouco apreciadas pela grande parte dos mortais normais e comuns como nós, que me levou a pensar o que eu teria feito se fosse um dos jurados convidados. E cheguei à conclusão que teria feito aquilo que era esperado que eu fizesse ali: provasse e emitisse a minha opinião.
Já não é de hoje que meu querido Leandro Lopes, praticamente um filho adotado por mim, me cobra algo sobre o tema: o que fazer quando você vai à casa de alguém e algo é servido que você não come?
As festas de Natal e de Ano Novo estão chegando, as férias também; com tudo isto, chegam algumas viagens e, com elas podem surgir situações em que o inusitado ou o diferente pode ser colocado num prato diante de você.
Gente educada tem boca educada - e isto quer dizer que, de agora em diante expressões tais quais eca, eu detesto isto...afe, que nojo e etc. serão banidas de seu vocabulário de forma drástica e definitiva!
O que fazer quando me servirem algo que eu detesto?
Não faça cara de eu detesto, coma os acompanhamentos e fique na sua. Se sua anfitriã for uma pessoa sensível e educada, vai notar que você não comeu, vai tomar nota em seu caderninho e jamais vai preparar o mesmo alimento quando você estiver entre os convidados!
Se sua anfitrião for meio desprovida de finesse, é capaz de gritar diante de todos - "o que foi? não gostou?". Diga que não é este o caso, que você provou a comida e a achou... diferente - para um bom entendedor, pingo é letra!
O que fazer quando me servirem algo que pode me fazer mal?
A exemplo da sugestão acima, coma os acompanhamentos e, se alguém lhe perguntar, responda que tem restrição médica àquele alimento (esta é uma desculpa que funciona com alguns grãos, com frutos do mar, com peixes e com alguns condimentos - veja lá como vai usá-la, hein?....rs). Numa festa, jamais se sirva de algo sem perguntar se aquele canapé ou aquele salgadinho contém o item que lhe faz mal.
Como evitar que estas situações aconteçam?
O melhor mesmo é repensarmos nosso jeito de convidar as pessoas - ao convidar um amigo, um agregado ou alguma outra pessoa à sua casa, não esqueça de descrever o cardápio e as demais pessoas convidadas.
Dificilmente seus convidados entrarão numa saia-justa. E dificilmente você vai ter aquela sensação final de não ter agradado aos seus convidados como teria gostado! Meu sobrinho está namorando há pouco tempo e agora é que vamos começar a conviver com ela: ontem, para o almoço já lhes disse previamente qual seria o cardápio e ontem, durante o tempo em que eles estiveram comigo, lhes contei tudo o que será servido no almoço de Natal, a fim de evitar contratempos e de deixá-la preparada para o que a aguarda também!
Viver até que é fácil: a gente é que, vez ou outra, acaba esquecendo os pequenos detalhes que facilitam a nossa vida e a vida dos que são convidados à nossa casa!!!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Um comentário: