quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Etiqueta no uso dos celulares e smartphones


Acabei de saber que alguns restaurantes de SP estão dando descontos para quem desligar os aparelhos durante a refeição. Glória ao Pai!! 
Porque, aos interessados, esta falta de educação e este uso compulsivo é pecado nacional, viu? Não vi nada nem sequer parecido pela Europa.
E, acabei de dizer a um amigo de Facebook que estes descontos serão benéficos e lucrativos para os restaurantes em questão porque, por mais dinheiro que um cliente possa ter, se ele é mal educado, o que ele faz é "queimar o filme" do local e desvalorizar o restaurante em questão. Gente grossa desvaloriza o que veste, o que usa, os lugares que frequenta.
Assim, alguns lembretes:
- O lugar de seu celular numa refeição é na bolsa ou no bolso; preferencialmente desligado, exceto se você for médico ou tiver alguém da família nos últimos suspiros na UTI de um hospital.
- Se você gosta tanto assim disso, até faça seu "check-in" naquele aplicativo que é quase um guia para quem quiser sequestrá-lo: gosto é gosto e isso não se discute. Feito o tal check-in, desligue o aparelhinho.
- Salvo raríssimas exceções, sugiro que você saboreie sua comida, ao invés de clica-la de todos os ângulos: a comida vai acabar esfriando e suas companhias à mesa acabarão se enchendo mais que pastel de vento ao ser frito.
- Se você tiver meeeesmo que atender a uma ligação, fale baixo: os aparelhos são pequeninos, mas funcionam; e ninguém quer saber de seus problemas, de seus planos e de seus programas.
- Se alguém ligar para você, diga que você está à mesa e não se esqueça de dizer que tem companhia; se ainda assim, o histriônico sem educação insistir no "converse", saiba ser assertivo, diga que vai desligar e que conversa com ele mais tarde.
Adoro a tecnologia. Mas acho que ela tem que ser usada à nosso favor - a tecnologia foi feita para nos servir e, cada vez mais vejo pessoas escravizadas à ela.
Cá entre nós, ando cansada desse povo grosso, que o tempo inteiro está pendurado ao telefone, que fala alto e me obriga a tomar parte de um papo furado que não me interessa: no avião, em salas VIP de embarque, em restaurantes, cabeleireiros, cinemas e teatros, igrejas e etc.
Chega, né? Já deu! Já cansou!!! 
É tempo de mudar esta situação porque, daqui a pouco, por mais que o grosso tenha dinheiro, menos serão os locais que o querem por perto... #ficaadica
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário