terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A educação das pessoas por aqui


Tenho andado muito de metrô (tube ou underground) por aqui. Com direito à cartão Oyster e tudo o mais. À noite, por conta do frio, até posso ir de metrô se for o caso e a estação próxima do local para onde vou, mas tenho voltado para o flat de táxi.
O metrô é super cheio nos horários de pico. Mas, todas as vezes em que alguém encostou em mim, nunca deixei de ouvir um "sorry"; as escadas rolantes têm uma placa que diz "fique parado à direita da escada", porque assim o lado esquerdo está livre para os que têm mais pressa e querem passar. Já ajudei umas boas mamães com seus bebês e seus carrinhos a circularem por ali. Não vi um papelzinho no chão, apesar das estações serem todas "milhentos" anos mais antigas que as nossas. Ninguém fala alto nas plataformas ou dentro dos vagões. Hoje vi um garoto uniformizado para ir à escola: paletó preto, gravata, camisa branca, calças cinza-escuro.
Tudo na vida é mesmo uma questão de educação.

Fotos do acervo pessoal de Célia Leão

E, se querem saber, ainda nem me fui, mas já sinto uma certa nostalgia de tudo isto aqui...
Hoje o dia foi animado: naveguei pelo rio Tâmisa, fui ao Observatório de Greenwitch, andei na London Eye. E perneei mais um tantão por Covent Garden - a loja da Lush sumiu de lá como por encanto mas, em compensação achei "o meu perfume"...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário