domingo, 5 de janeiro de 2014

"Seja um viajante, não um turista"


"PLEASE, BE A TRAVELLER, NOT A TOURIST. TRY NEW THINGS, MEET NEW PEOPLE, AND LOOK BEYOND WHAT'S RIGHT IN FRONT OF YOU. THOSE ARE THE KEYS TO UNDERSTANDING THIS AMAZING WORLD WE LIVE IN..." (Andrew Zimmerrn)
(Tradução: Por favor, seja um viajante, não um turista. Experimente coisas novas, conheça novas pessoas, e saiba olhar além do que está bem na sua frente. Essas são as chaves para a compreensão deste mundo incrível em que vivemos...)
Li isto na página de uma amiga: bom lembrete para as férias que estão começando agora - nada de espertezas, nada de gritar pela rua, falar alto em restaurante; nada de furar filas e nem de começar a falar mal do povo e do local onde você está em português, viu? Acho isto de uma cafonice, de uma grossura e de uma indelicadeza colossais!
Tive um namorado cujo pai viajou com os irmãos para a Copa do Mundo da Alemanha, na década de 70. E, finda a Copa os irmãos resolveram dar uma volta pela Europa. E, quando chegaram, orgulhosamente nos contaram que, em todos os países por onde passaram, sempre fizeram questão de achar uma cantina italiana para comer.
Pensem nisto: Alemanha, França, Bélgica, Suíça, Holanda, Espanha, Portugal - comida italiana em todos estes países!
Quando ouvi aquilo me lembro que, absolutamente horrorizada com a ignorância da escolha, fiquei pensando com meus botões que o mundo pode ser grande ou do tamanho de um feijão - depende sempre do tamanho da cabeça do ser humano que o habita...
Quanto mais viajo mais quero ser "mais um na multidão" do país que eu visito: é o povo do lugar que pode fazer com que eu conheça do jeito certo o lugar onde estou.
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário