segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sentimentos tóxicos


"GUARDAR RAIVA É COMO SEGURAR UM CARVÃO EM BRASA, COM A INTENÇÃO DE ATIRÁ-LO EM ALGUÉM; É VOCÊ QUE SE QUEIMA." (Buda).
Os chamados sentimentos tóxicos (raiva, inveja, rancor, impulsos vingativos, etc.) fazem mais mal à quem os sente do que ao alvo de suas intenções maldosas.
O rancor e a raiva matam, trazem inúmeras doenças de fundo emocional. A inveja faz a vida do invejoso estagnar-se a maior parte do tempo.
Dispa-se disso tudo: não inveje o que é do outro, mas batalhe para ter o seu; não guarde raiva ou ressentimentos, mas reserve-se o direito de excluir a pessoa de sua vida e de suas relações pessoais.
Aprender a ser cordial, cerimonioso e distante com aquelas pessoas que não são parte de nosso círculo de afeto ou de amigos é o grande segredo: é preservar-se sem jamais faltar com a civilidade!
É tempo de percebermos que tanto a indelicadeza quanto a agressividade não são necessárias para afastar de nossas vidas aquelas pessoas com as quais não temos afinidade e com quem não queremos conviver. 
E isto não é ser deselegante porque, se assim fosse, imagino que calvário se tornaria a vida de todos aqueles que pautam suas relações por gentileza, educação e elegância...
A elegância reside em saber afastar de nós aqueles que não nos agradam ou com os quais não temos afinidade sem qualquer brutalidade de gestos ou de atitude! Uma feliz segunda-feira para todos nós.
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário