terça-feira, 20 de maio de 2014

Cozinhar é demonstrar amor


"COZINHAR É O MAIS PRIVADO E ARRISCADO ATO. NO ALIMENTO SE COLOCA TERNURA. OU ÓDIO. NA PANELA SE VERTE TEMPERO. OU VENENO. COZINHAR NÃO É SERVIÇO - COZINHAR É UM MODO DE AMAR OS OUTROS." (Mia Couto)
Completo o que ele diz, dizendo que cozinhar é testar seus poderes alquímicos: cozinha é alquimia! 
Casei sem mesmo saber que o vapor da água fervendo causava queimaduras; nunca fiz nada em casa de meus pais. 
Aprendi a fazer as coisas com boa vontade, paciência e receitas: dos pais de amigos, de livro que ganhei de minha mãe, receitas das tias, receitas copiadas de revistas.
E devagar, devagarzinho fui tentando alçar vôos solos: uma pitada de alguma coisa diferente, a troca do sal comum por um tipo de sal que melhor se encaixasse no alimento a ser preparado, etc.
E o tempo passou. E me separei, casei e de novo me separei. E fico contente quando penso não ter ouvido e nem acreditado em uma palavra daquele que me dizia que minha profissão não era ser dona-de-casa. 
Mais bem dito teria sido me dizer que eu trabalhava fora e também era a gestora do meu lar!
E agradeço por ter tido que aprender a fazer tudo porque, se hoje posso ter quem me ajude aqui em casa, sei que sou uma dona de casa que sei mandar porque sei fazer!
Fico absolutamente abismada por encontrar homens e mulheres que, ainda hoje, enchem a boca para dizer que não sabem fazer nada, que não cozinham e nem "se viram" em casa. 
Meu conselho para esta turma é: "pssiu, não conte isto para os outros, isto queima seu filme!"
Competente é aquele que se vira muito bem fora de casa. E dentro dela também!
Só não aprende quem é limítrofe. Ou quem acha lindo posar de "dependente incapaz" em pleno século XXI.
Se o que digo aqui lhe serviu, não se amue, não bufe e nem reclame - saia correndo e comece a aprender a se virar!!!
E se, assim como eu, você gosta das coisas de casa, espero que passe a olhar para suas idas ao fogão com um novo olhar. 
Porque todas as vezes que estou cozinhando e penso nos amigos que serão servidos com aquele prato, percebo que o tempero que faz a diferença é o afeto com o qual preparo toda a comida que sirvo àqueles que comigo dividem a mesa!
Cozinhar é meu jeito de dizer aos meus comensais "amo vocês"!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário