quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Apareça lá em casa!


Impressiona-me o quanto as pessoas ainda levam a sério esta frase e não param para pensar no quão deselegante, indelicado e inconveniente é este gesto!
Quando quisermos "aparecer" em casa de alguém, o certo é que liguemos para a pessoa e nos informemos se nossa presença não lhe causará embaraços; se não irá atrapalhar, etc.
Alguns alegam que a intimidade lhes permite fazer isto. E eu já digo o contrário: quanto mais íntimos formos das pessoas, mais devemos nos preocupar com nossas atitudes. Porque em nome da intimidade, invadimos a privacidade dos outros, passamos da medida na tal "franqueza" e, antes de nos darmos conta, estamos é palpitando descontroladamente na vida dos amigos.
Desde quando me casei, fui instruída a ligar antes, todas as vezes que queria passar pela casa de meus pais; minha mãe dizia que seríamos sempre bem-vindos ali, mas que eu nem pensasse em fazer de sua casa o que muitas amigas minhas faziam da casa de suas mães: uma verdadeira casa da mãe Joana; com acampamentos aos finais de semana com a finalidade de não cozinhar, etc.
Desde esta época também, compreendi que as geladeiras deles não eram minhas, e que eu deveria pedir licença antes de abri-las - e assim o faço até hoje com qualquer geladeira que não seja uma das daqui de casa!
Assim, fica a dica - jamais apareça na casa de quem quer que seja sem ser convidado ou sem perguntar ao dono da casa antes se você pode fazê-lo.
E não esqueça: um convite que foi feito a você, é pessoal e intransferível. Convite não é elástico, onde sempre cabe mais um e você estica a outros a seu bel prazer.
Porque, cá entre nós, não há coisa pior do que gente que força a barra para que você conviva com gente que não tem nada a ver conosco ou que já teve seu momento e não soube aproveitá-lo e, por isso, está "riscada do caderninho"...
Seja uma pessoa educada, saiba tornar-se um amigo mais querido ainda e uma pessoa sempre bem-vinda e bem vista pelos outros!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário