sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Menos antipatia e mais empatia


"NADA NOS FARÁ TÃO GENEROSOS E SENSÍVEIS ÀS FALTAS DOS OUTROS COMO CONHECER TOTALMENTE, ATRAVÉS DE AUTO-EXAME, AS NOSSAS PRÓPRIAS." (François de S. Salignac de La Mothe-Fenélon, teólogo católico, escritor e poeta francês; 1651-1715)
Bom isto, não?
Se fizéssemos mais este exercício, garanto que menos acusações, menos cobranças e menos dedos apontados para os outros existiriam...
Não cobre a presença das pessoas em sua vida, faça-se presente na vida delas, afinal, o outro lado pode ter seus motivos para estar mais ausente e isto não significa que a pessoa lhe queira menos bem ou não queira mais conviver com você - antes de cobrar, faça também a sua parte; antes de cobrar pergunte de forma genuína e interessada o que está havendo.
Não acuse ninguém de nada, sem conhecer as razões que levaram esta pessoa àquela atitude; talvez seja mais fácil acusar e apontar o dedo que ouvir e tentar compreender a pessoa.
Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro numa situação que peça isto.
Simpatia é a relação que há entre pessoas que, com afinidades comuns, sentem-se atraídas uma pelas outras.
Antipatia é aversão instintiva, espontânea por algo ou alguém.
Com o passar do tempo, tento dominar meus instintos e não mais permito antagonismos com pessoas antes de tentar conviver com elas e antes de conhecê-las mais à fundo e concluir que o convívio nada me agrega e que não partilhamos de mesmos anseios e de mesmos valores na vida - ponto para mim, domei a antipatia!
E com o tempo, cada vez mais tento me colocar no lugar do outro, a fim de olhar a situação ou o momento não somente pelo meu prisma, mas também pelo do outro.
E os resultados têm sido bastante proveitosos e produtivos.
Que tal menos antipatias e julgamentos nesta vida e mais empatia?
A vida fica mais leve e as pessoas mais palatáveis, te garanto!
Bom dia!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário