sábado, 3 de setembro de 2016

Seja elegante e consciente à mesa


Ontem assisti a um documentário produzido pela TV5 Monde que mostrou uma cidade chinesa preparando um banquete com os alimentos que seriam desperdiçados por mercearias e mercados em um dia. O banquete alimentou 5.000 pessoas.
E acho que a única coisa que me irrita mais que falta de modos à mesa, é gente que desperdiça comida.
- Coloque em seu prato o que você consegue comer; ou até menos porque é mais elegante repetir do que deixar comida em seu prato.
- É tempo de parar com este papo jurássico de que "comida fresquinha é que é gostosa": freezer e refrigeradores conservam a comida fresca, mesmo depois de um tempo desde que ela foi preparada. Essa conversa de comida fresca é herança de nossos bisavós que, não contando com geladeiras em casa tinham de preparar o alimento que fosse consumido no almoço e à hora do jantar.
- Eduque-se para comer de tudo e gostar de tudo. - garanto que você vai ser uma visita mais bem vinda, um hóspede mais querido e uma pessoa que todos consideram educada!
É tempo de sermos mais sensíveis e de compreendermos que há muitos sem ter o que comer e que desperdício de alimento é falta de respeito com a miséria do outro. Além de ser uma enorme falta de reconhecimento e de gratidão por sermos privilegiados: além de comida à mesa, somos abençoadíssimos e podemos fazer todas as refeições todos os dias!
Jogar comida fora é deselegante, desrespeitoso e mostra quão ingrato você pelas coisas que a vida lhe proporciona!
Reveja conceitos, seja uma pessoa moderna. seja elegante e grato à vida pelo que você tem, por mais que você ache que seja pouco...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário