quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Ser humilde é sábio


"A HUMILDADE REVELA INTELIGÊNCIA, NOBREZA DE ALMA E SUPERIORIDADE DE ESPÍRITO, BOA FORMAÇÃO DE CARÁTER E UM CONCEITO EXATO DO QUE É A VIDA."(Autor desconhecido)
E não é que é isso mesmo?
Todas as pessoas brilhantes que conheço e com as quais, privilegiadamente convivo tem este traço entre os muitos de suas personalidades.
Conheci pessoas ricas desde que nasceram que não ostentam o que tem, não dirigem carros que custam o preço de apartamentos. E nem se acham melhores que os outros pela condição financeira que tem. Por outro lado, conheço uns tantos que descobriram já na maturidade os confortos que o dinheiro pode comprar: estes se exibem, afirmam arrogantemente seu direito ao luxo e à mordomia e mais ostentam do que realmente usufruem das benesses que o dinheiro pode comprar. 
Conheço gente com um conhecimento que surpreende, com uma cultura fabulosa mas, que ainda assim, têm enorme prazer em dividir o que sabem com quem quer aprender. E o fazem de um jeito discreto e delicado que nos passa a impressão de que estão discutindo ou trocando idéias com pessoas de mesmo conhecimento que eles.
E aí existem os "cultos-Google" que, numa teclada de pesquisa mais rasa que um espelho d'água se informam e imediatamente assumem a pose de um velho sábio da Antiga Grécia. 
Cada vez tenho mais preguiça em conviver com quem ainda não descobriu como é chique ser simples e como é sábio ser humilde...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário