quarta-feira, 12 de março de 2014

Críticas



"THERE IS ONLY ONE WAY TO AVOID CRITICISM: DO NOTHING. SAY NOTHING, BE NOTHING." (Aristóteles)
(Tradução: Só existe uma maneira de se evitar críticas: não faça nada, não diga nada, seja um nada!)
Ontem à noite, na TV, eu falava exatamente sobre isto: as críticas, quando olhadas pelo ângulo certo podem ser uma ferramenta incrível de autocrítica, uma maneira fantástica de nos olharmos de um jeito diferente.
E um caminho fabuloso para mudarmos. E melhorarmos nosso jeito de ser e de viver; um jeito de sofisticarmos e lapidarmos nossa maneira de ver a vida.
Como mencionei em um dos posts de ontem, costumo ser assertiva e objetiva em minhas colocações. E quem me conhece bem sabe que começo a ficar "perigosamente imprevisível" quando deixo de falar. Porque quando eu paro de falar isto significa que já "aposentei" aquela pessoa, meu silêncio quer dizer que a pessoa já "mudou de prateleira" e que pouco me importo com ela, suas escolhas ou o que ela quer fazer de sua vida - porque eu tento, tento e tento, mas uma hora, como todo ser humano normal, eu me canso e paro!
Importante também é usarmos nossa intuição para diferenciarmos o que é uma crítica positiva e o que é a vontade de diminuir você e seus feitos.
Quando isto acontece comigo, costumo tomar como homenagem: quem quer tentar me diminuir, faz isto porque me acha grande. E muito provavelmente o meu tamanho deve incomodar esta pessoa...
Agora, atenção aqui: se você é como algumas pessoas que recebem criticas com duas pedras na mão e descaso, pense um pouquinho na frase acima. E comece a preocupar-se quando a ausência de criticas e de opiniões for grande. Pode ser que você esteja fazendo muito pouco em sua vida. E pode ser que as pessoas já tenham se cansado de tentar lhe ajudar e tenham-no reduzido a quase nada. 
Que triste!
E aqui, deixo mais algumas palavras sobre as quais devemos todos refletir!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário