terça-feira, 11 de março de 2014

Uma questão de tato


"TACT IS THE ABILITY TO TELL SOMEONE GO TO HELL IN SUCH A WAY THAT THEY LOOK FORWARD TO THE TRIP." (Winston Churchill) 
(Tradução: Tato é ter a capacidade de mandar as pessoas irem para o inferno, de tal maneira que as pessoas fiquem ansiosas pela viagem.)
A isto eu também chamo ser assertivo, mas com doçura... rs. 
Existem algumas coisas desagradáveis que eventualmente precisam ser ditas. E temos de aprender a fazê-las de modo a não perder nem a calma e nem a classe.
Um dos maiores elogios que recebi veio do querido jornalista Michael Keller: um dia ele me disse que tenho a habilidade de dizer o que precisa ser dito, sem firulas e nem falsos agrados, mas que o faço de um jeito suave e que as pessoas recebem o recado que precisa ser dado sem se melindrarem e nem ficarem ofendidas!
Que bom saber que tenho tato, porque não mando recados - se precisar dizer, digo mesmo!
Mas também, depois que eu disse, está dito e a vida continua: não guardo ressentimentos e nem rancores. Porque isto é muito pior para mim do que para os eventuais alvos de meus sentimentos nocivos!
Se um dia alguem lhe disser que "Célia disse isso ou aquilo para você", não acredite: eu não tenho procuradores que falem por mim e nem mando recados. Venha até mim - provavelmente você vai constatar que aquilo era fofoca do pobrezinho de espírito que quis colocar as palavras em minha boca!
Bom dia, feliz terça-feira para todos nós: que ela seja regida pelo tato e pela assertividade!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário