quarta-feira, 29 de junho de 2016

O direito de escolher


"O JEITO MAIS PRÁTICO DE SE APRENDER SOBRE RESPEITO É LEMBRAR QUE AS ESCOLHAS DOS OUTROS NÃO SÃO DA SUA CONTA." (Autor desconhecido).
Achei a frase absolutamente apropriada porque acabei de receber um comentário absolutamente despido de razão! 
E como o Universo sempre conspira a nosso favor, esta frase acabou "caindo em meu colo".
Evelyn Beatrice Hall disse "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las". Isto é respeito!!!
Dito isto, temos diante de nós algumas opções: 
1. Podemos conviver com quem pensa coisas diferentes de nós de forma civilizada e mais distante;
2. Também podemos - e devemos! - relevar algumas diferenças que não são essenciais a fim de preservamos a presença e a amizade de algumas pessoas; 
3. Podemos nos distanciar de maneira definitiva e sem alarde de todos aqueles que pensam de forma diferente da nossa nos assuntos que nos pareçam cruciais ou quando o assunto envolve valores que nos pareçam essenciais!
Mas o que não podemos e não devemos de forma alguma é agir de maneira rotuladora e preconceituosa quando alguém faz uma escolha que não é a nossa!
Não acuse, não julgue, não faça afirmações levianas! 
As pessoas têm todo o direito a escolhas, ainda que estas sejam escolhas que nós jamais faríamos! 
E negar isto aos outros é a forma mais explícita e mais absoluta de desrespeito que podemos ter para com o que pensam diferente de nós.
Pense sobre isto!!!

*Observação: e antes que eu me esqueça, cuidado com os comentários contrários que você posta abaixo de um post QUE NÃO É O SEU. Você tem o direito de discordar de quem quer que seja; mas não pode invadir um espaço que não é o seu para agredir, diminuir ou xingar aquele que, EM SEU PRÓPRIO ESPAÇO, postou algo do qual você discorda.
Semancol é bom e por mais que você faça uso, nunca causa overdose, viu? Já o contrário, a falta dele, costuma causar sérios problemas a quem disto carece... Fui clara???
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário