sexta-feira, 11 de março de 2016

Juventude e maturidade


"IN YOUTH WE LEARN. IN AGE WE UNDERSTAND." (Marie von Ebner-Eschenbach)
(Tradução: Na juventude aprendemos. Na maturidade compreendemos).
Quando eu era mais jovem, queria mudar o mundo. 
Hoje percebo que, mudando a mim mesma já faço um grande favor ao mundo. 
Também compreendi que só posso colaborar com a mudança daqueles que querem que isto ocorra.
Minhas mudanças têm me permitido viver uma vida mais rica, estou adorando rever conceitos, dar força à expectativas que são boas, deletar ansiedades que não me fazem bem. 
Tirar a poeira da alma, me reinventar e me encaixar diante de minhas novas possibilidades e, com isto, compreender e aceitar minhas impossibilidades.
A maturidade tem mesmo seus bônus: vivo hoje com os pés no chão, enxergando as pessoas ao meu redor exatamente como elas são, com suas idiossincrasias, suas qualidades, seus defeitos e seu jeito de ver a vida.
E, como disse, desisti de tentar mudá-las.
Por outro lado, esta nova segurança que o entendimento nos traz me faz absolutamente assertiva para emitir os "basta" que se fizerem necessários, colocar limites quando percebo que há tentativas de me explorarem, de me chantagearem ou de tentarem "levar vantagens" sobre mim...
Que cada um viva da forma que melhor lhes convier - você pode ser presente em minha vida; você também pode ser ausente. Você pode ser uma pessoa especial em minha vida; você também pode ter comigo relações diplomáticas, polidas e distantes.
Você pode tudo o que você quiser, não vou cobrá-lo por nada e nem obrigá-lo a ser como eu gostaria que você fosse.
Mas não se esqueça que suas escolhas certamente causarão mudanças em minhas atitudes. Porque cada vez mais creio de forma mais firme que somos todos responsáveis pelos efeitos que nossas escolhas comportamentais causam a terceiros....
‪#‎pensandonavida‬
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário