domingo, 13 de março de 2016

Sabedoria


"KNOWLEDGE IS KNOWING WHAT TO SAY. WISDOM IS KNOWING WHETER OR NOT SAYING." (Unknown author) 
(Tradução: Conhecimento é saber o que dizer. Sabedoria é saber se deve ou não dizer.)
É isso! Quanto mais vivo, mais cuidadosamente uso meu discurso e minhas opiniões.
Meu pai foi e segue sendo uma figura especialíssima em minha vida. E uma das grandes heranças que dele recebi foram os conselhos.
Me lembro dele dizendo que eu elogiasse sempre as pessoas, sem constrangimento e nem economia, todo o tempo em que o elogio fosse verdadeiro. E que, da mesma forma, eu cuidasse em ser uma pessoa econômica nas críticas.
Meu pai sempre foi doce e afetuoso comigo. Uma das últimas palavras dele à mim dirigidas pouco antes de que eu me despedisse dele com vida na UTI foi um elogio "filha, você está bonita!". 
Dele recebi elogios, beijos, afagos e afeto. O agradeço todos os dias por isto e, quanto mais o tempo passa, mais elogio o que acho bonito com desenvoltura e sem nenhum constrangimento.
Por outro lado, cada vez menos critico os que me cercam ou palpito sobre suas escolhas - posso até não concordar com eles, mas quem sou eu para decidir e governar a vida de adultos que têm o direito de às suas opções?
Calar é ouro; falar é prata...
Divido o que penso e sugiro o que me parece melhor para pessoas muito próximas e muito especiais - aquelas que saberão compreender as reais intenções de minhas palavras e percebê-las como expressão de meu amor por elas e minha vontade de vê-las ainda melhores. E mais felizes!
Hoje é aniversário de meu pai - que ele receba meu amor e muita Luz no bom lugar em que sei que ele está! 
"A saudade é a eterna presença do ausente" - ele está comigo em todos os dias de minha vida...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário