sábado, 23 de maio de 2015

O mau envelhecimento


"A FELICIDADE OU A DESGRAÇA DA VELHICE NÃO COSTUMA SER OUTRA COISA DO QUE O RESÍDUO DA NOSSA VIDA PASSADA." (Suzanne Necker)
Hoje passei algumas horas da manhã com uma senhora amiga que, quanto mais o tempo passa, mais amarga e reclamona fica!
Meu Deus! Será que ainda tem gente que acredita que se vitimizando e reclamando de tudo e de todos vai conseguir atrair a atenção dos outros para si?
Quão cansada e quão "vampirizada" me senti em duas horas! Que alivio despachá-la de volta à sua casa...
Estes exemplos de mau envelhecimento têm me servido de modelo de "como não ser" e "do quê não fazer", viu?
Gente idosa infeliz é quase sempre gente que investiu pouco em cultura, em conhecimento. Gente que envelhece e não aceita o passar dos anos é gente de pouca fé, gente fútil, que viveu uma vida preocupada com aparências, com status, com dinheiro e com coisas que, no fim das contas, importam quase nada e valem menos ainda!
Diz um ditado popular que seres humanos e vinho têm muito em comum: os seres humanos de qualidade, assim como os vinhos de primeira linha, se apuram e se refinam à medida em que o tempo passa. E os seres humanos sem muito valor, assim como os vinhos baratos, avinagram e desandam com o passar do tempo.
Esta é a melhor mensagem que podemos passar a nossos jovens: que a vida vale a pena ser vivida, que ela é colorida e que, não importa em que fase dela estejamos, ela é sempre cheia de encantos!
Como nosso comportamento é quase sempre o resultado de nossas escolhas, sugiro que pensemos em como queremos que nosso futuro seja. E que lapidemos nossas atitudes, nosso espírito e nosso comportamento para sermos idosos alegres, resolvidos, cheios de esperança.
Gente assim está sempre rodeada de pessoas porque alegria e boa energia contagia. 
Os idosos solitários que conheço são pessoas frustradas e amargas que acabaram por afastar de perto de si os amigos e quem queria lhes ajudar porque, por mais boa vontade que tenhamos, um dia a amargura acaba fazendo com que nos afastemos da pessoa para não nos contaminarmos por este espírito derrotista e desanimado...
Cada um de nós deve decidir o que quer para seu futuro - eu já escolhi o meu, e você?Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário