quinta-feira, 28 de maio de 2015

A sofisticada simplicidade


"IF YOU OBEY ALL THE RULES, THEN YOU WILL MISS ALL THE FUN." (Katharine Hepburn)
(Tradução: Se você obedecer a todas as regras você vai acabar perdendo toda a diversão.)
Acabei de postar esta mesma frase na minha página do Instagram, porque ela me representa de uma maneira que só quem me conhece ou já foi meu aluno sabe.
Adoro pensar que regras sociais existem para que as conheçamos; e as quebremos quando nosso bom senso aconselhar ou o ambiente permitir.
Deus me livre ser alguém "engessado" e sem naturalidade! 
Existe hora para tudo nesta vida - a hora da formalidade, em que saber é muito bom e permite a você aproveitar a sofisticação e a beleza do local ou do momento. E a hora da informalidade é quando você decide que pode quebrar regras, é quando você se percebe entre amigos ou gente querida e pode ser mais solto, mais divertido e - de repente - até infringir algumas regrinhas menores...
Quantas vezes não fui cobrada de forma maldosa e inadequada por isto? Hoje vejo que quem me cobrava, o fazia porque queria ser quem eu sou e não podia; e nem conseguia...
Pois é, pois é, afie-se e seja "um ás da polidez e do traquejo social". Só depois disto, você vai usar de bom senso e, em algumas circunstâncias, relaxar e esquecer das regras por um tempinho.
Porque cá entre nós, a vida é curta demais para overdose de formalismo desnecessário e de frescura fora de hora e lugar, não é não?
Lembre-se sempre: a simplicidade é a mais sofisticada forma da beleza e da elegância se apresentarem...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário