quarta-feira, 27 de abril de 2016

Preserve-se para aqueles que o mereçam


"AMA A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO"
“...Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”Asseverou-lhe Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência. Este é o primeiro e maior dos mandamentos.O segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas”. (Mateus, 22) 
Vez ou outra escrevo aqui sobre quantos males as pessoas negativas, maledicentes e invejosas costuma causar às pessoas que com ela têm de conviver.
E talvez alguns de vocês estejam interpretando o que sugiro, ou minhas reflexões, de maneira equivocada posto que em nenhum momento faço apologia ao egoísmo. 
Mas reflito sobre a importância de desenvolvermos em nós um sentimento de autopreservação. 
Porque só assim poderemos ser pessoas melhores, exemplos melhores. E ajudar aos que precisam de ajuda e que SE ajudam também da melhor forma.
Aquele que se deixa sugar pelos eternos pessimistas de forma consensual e consciente não pode reclamar de nada já que, infalivelmente, as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos que elas façam!
Que estendamos sempre nossa mão ao próximo que precisa de ajuda; que dividamos com os deprimidos nossa alegria e palavras de conforto - quem me conhece sabe que uma de minhas grandes satisfações é poder servir aos que me rodeiam, de alguma maneira.
Mas quem me conhece também sabe que quando ofereço ajuda e a pessoa insiste em permanecer com seu astral de urubu ou seguir negativo sem querer mudar a frequência, quem muda sou eu mesma!
Porque de nada vale que você gaste saliva com quem faz ouvidos de mercador ao que você está dizendo - é gente que não quer ser ajudada!
De nada vale você desgastar-se e se deixar "sugar" por uma pessoa que é negativa, sabe disto e faz questão de continuar assim.
Importantíssimo é que aprendamos a nos preservar, para podermos nos dar de maneira completa e de forma integral aos que nos recebem de braços abertos e a quem quer aprender com o que temos a ensinar.
Preserve-se para aqueles que o mereçam. 
E se porventura bater em você uma dúvida ou dor em sua consciência, lembre-se dos Mandamentos da Lei de Deus: o primeiro diz que devemos Amá-lo a cima de tudo e de todos; e o segundo pede que saibamos amar ao nosso próximo como amamos a nós mesmos.
Só ama de forma genuína o outro aquele que sabe se amar. E fazer-se respeitar. 
E respeito é um sentimento diametralmente oposto ao egoísmo - os egoístas não conhecem respeito, não sabem o que é gratidão e desconhecem limites.
Quem tem sua autoestima desenvolvida é sensível, é atento aos outros e só diz basta quando percebe que o outro está tentando ultrapassar os limites aceitáveis e, desta forma, agir com desrespeito afinal, é imperioso que nos respeitemos para sermos respeitados!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário