quarta-feira, 27 de abril de 2016

A ética e a política


"IF I HAD TO GIVE YOU ONE PIECE OF ADVISE IT WOULD BE THIS: DON'T BE INTIMIDATED BY OPINIONS." (Paulo Coelho)
(Tradução: Se eu tivesse que dar um conselho seria este: não se deixe intimidar por opiniões.)
Diz um ditado popular que "política, futebol e religião são assuntos que não se discutem".
Sobre preferências esportivas acho mesmo que discutir é perder tempo, porque as escolhas estão feitas e todos têm direito à elas.
Sobre crenças religiosas, acho que discutir é desrespeitar a escolha do outro, qualquer que seja ela - não admito em hipótese alguma chacotas ou desrespeito á minha crença religiosa e a tudo que ela engloba; da mesma forma creio firmemente que todas as demais crenças religiosas devam ser respeitadas; e que a opção por não tê-la, do mesmo modo deve ser acatada por todos nós - o livre arbítrio existe e deve ser compreendê-lo e acatá-lo.
Quanto à política, diante do atual quadro que vivemos, creio que os que não a discutem e ainda não se posicionaram precisam rever conceitos!
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, de forma a que ninguém saia prejudicado.
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa.)
Enquanto filosofia, ela é essencial à vida de uma forma geral, em todos os sentidos. 
No campo profissional, a falta de ética, pode colocar em risco as relações de trabalho,nossa reputação e. em última análise, coloca em risco nossa empresa e os seus negócios. 
A sobrevivência e a evolução das empresas e dos seus negócios estão, portanto, cada vez mais associadas à capacidade que as empresas têm de adotar e aperfeiçoar condutas pautadas pela seriedade, por justiça e pela preservação da integridade e dignidade das pessoas.
Se numa empresa ações e princípios éticos são vitais, que diremos num país???
Diante das atuais circunstâncias, me é praticamente impossível ficar calada e não apontar o que precisa ser encerrado, extirpado e mudado por aqui.
Não há elegância onde a ética inexiste. Não há civilidade onde governantes governam para si, para seus projetos partidários e não para os cidadãos.
Perdoem-me os que não conseguem compreender minha atitude, mas seguirei falando aqui o que tem que ser dito, apesar do preço que venho pagando por causa disto!
Recuso-me a ditar receitas de bolo, me recuso a falar sobre amenidades num momento tão crucial ao nosso país quanto é o de agora!!
Sei que, assim como os que se desagradam com o que escrevo, existe uma grande maioria que, através de meus comentários jocosos, de meus alertas e de minhas observações, passou a prestar mais atenção ao seu redor e hoje é gente que exerce sua cidadania de modo mais consciente!
Não vejo a hora de novos ventos soprarem sobre nosso país! Não vejo a hora de olhar para cima e enxergar um céu azul como o azul de nossa bandeira! 
Mal posso esperar pelo momento em que as nuvens cinzas, o negro das atitudes espúrias, e o mau cheiro das negociatas putrefatas sejam carregados para muito longe de todos nós!!!
Neste dia, prometo a vocês, meus posts e meus comentários aqui voltarão a ter a leveza que quero que todos tenhamos em nossas vidas e em nosso cotidiano.
Mas até lá, seguirei fazendo a minha parte. 
A fim de que meus netos e meus bisnetos tenham a chance de morarem em um país com princípios, com ética e com cidadãos de bem e do Bem à frente de sua vida política.
Porque acho que esta deve ser a mais rica e a melhor herança que nos cabe deixar às gerações futuras.
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário