sexta-feira, 3 de julho de 2015

A ética na prática


"A ÉTICA NO TRABALHO REFLETE A PRÁTICA DE BEM VIVER. QUEM VIVE BEM, TRABALHA BEM." (Welington Miranda)
Me entristece constatar que cada vez mais existem menos pessoas preocupadas com ética, lisura e integridade.
Quando seus chefes pedirem a você que use o telefone com moderação, não é economia de impulsos e menos ainda autorização para que você abuse e use de seu telefone celular para tratar de seus assuntos. Você é remunerado por hora, para produzir. E não para responder a mensagens de WhatsApp ou atender a ligações particulares em seu celular.
Quando nos espantamos com o que ocorre hoje na política do país, precisamos olhar para nossos próprios umbigos primeiros porque, no fim das contas, estes safados que ali estão foram colocados pelos eleitores que, apesar de contundentes provas de sua falta de honestidade, votaram em todos eles.
Você costuma pedir licença ao seu chefe antes de usar a copiadora da empresa para reproduzir cópias de coisas que são suas? Você tem o hábito de conferir seu troco e, ao perceber que lhe deram dinheiro a mais, devolvê-lo? Você paga suas multas quando apanhado infringindo leis de trânsito ou tenta "azeitar a mão do fiscalizador" que o está multando? Você obedece às regras do condomínio onde reside ou acha que "para toda regra há exceção"?
Na sua vida a dois, você é honesto e cumpre o juramento que fez diante de um juiz de paz e de uma autoridade religiosa? 
Pois é, para os que pensam que ética é algo complicado e distante de nosso cotidiano, ética é isso: um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Em outras palavras, o tempo todo o que a ética está visando é o nosso bem.
Seja ético, faça a sua parte para vivermos num mundo de mais Justiça, mais honestidade. E mais elegância também porque onde inexiste a ética, é impossível que a elegância se faça presente. ‪#‎pensenisto‬
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário