segunda-feira, 20 de julho de 2015

Seletivo, solidário e generoso


"Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15:33)
No dia do Amigo é bom pensar sobre isto - "dize-me com quem andas e eu te direi quem és!"
Seja seletivo em suas escolhas: queira ao seu lado gente do bem, gente que vai fazer você andar para a frente, questionar crenças, ser humilde, ser mais simples, por mais sofisticado que seu gosto possa ser. 
A cultura e o conhecimento estão aí para serem freneticamente consumidos por nós todos mas, como já disse aqui algumas vezes, erudição é algo que se tem, mas não devemos exibi-la. Partilhar o que sabemos na hora certa, com as pessoas certas e no contexto certo é generosidade, mas fazê-lo na hora errada é exibicionismo mesmo.
A mesma observação vale para as boas coisas da vida: as tenha se você pode, usufrua delas se você as tem; mas não pense que a posse destas boas coisas faz de você alguém mais elegível que os outros.
Seja generoso: doe-se mais, divida o que você conhece com pessoas que farão bom uso de sua experiência. Seja solidário e divida coisas com aqueles que precisam desesperadamente daquelas muitas coisas que estão em sua casa sem uso de espécie alguma.
Seja seletivo e partilhe sua vida com aqueles que o fazem um ser humano melhor. 
E esta melhora sempre acaba criando uma "cadeia de melhorias". Faça a sua parte e torne-se um agente que torne o mundo um lugar melhor para se viver e as pessoas, seres humanos melhores para se conviver...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário