domingo, 19 de julho de 2015

Ser honesto consigo mesmo


"SER INTEIRAMENTE HONESTO CONSIGO É MESMO UM BOM EXERCÍCIO." (Freud)
Exercício necessário e dificílimo de ser praticado.
Quando penso nisto, fico impressionada quando me percebo tentando ser condescendente comigo mesma, tentando justificar o injustificável - e assim somos todos nós. Já repararam que o defeito, o deslize, a indelicadeza sempre é "culpa do outro"?
Coincidentemente esta semana a amiga Daniela e eu conversamos longamente sobre fatos da vida e sobre isto.
Assim, para que o exercício dê certo, seja escancaradamente honesto consigo mesmo. 
Aceite que, a exemplo de todos os humanos você tem defeitos; tente parar um pouco e refletir sobre como minimizá-los ou torná-los pontos positivos em sua vida.
Envergonhe-se mesmo ao perceber suas pequenezas, suas maldadezinhas: rapidamente trate de enterrar estes hábitos e ressurgir melhor!
Não doure a pílula, não justifique seus atos mal feitos e seus deslizes, nem encubra seu lado mais "dark". 
Afinal, o exercício deve ser feito entre você e você mesmo. Todo defeito pode deixar de existir quando você se dá conta de que ele existe, está ali e pode deixar de ser parte de sua maneira de viver se você quiser que assim seja.
Mas não se iluda, porque outros defeitos surgirão e viver é isso mesmo: diuturnamente estar vigilante e empenhando-se ao máximo para melhorarmos como pessoas. 
A perfeição não existe de fato, mas viver uma vida plena e rica é compreender que viver é, entre outras coisas, o esforço constante para nos tornarmos pessoas melhores.
Mas não se esqueça de pensar em suas virtudes e em seus pontos positivos também: aceite-as e abrace-as. Esteja consciente destes seus bons aspectos também, sem pudores e sem falsa modéstia - a coisa é entre você e você mesmo, está lembrado?
Dia destes li uma frase que dizia "todos temos Luz e Trevas dentro de nós: o que nos define é o lado com o qual escolhemos agir!"
Pois é, pois é, a vida é sempre uma questão de escolhas: eu quero é Luz em meu caminho.
Sua escolha, é com você...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário