quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ter significado na inutilidade


"SÓ NOS AMA, SÓ VAI FICAR CONOSCO ATÉ O FINAL AQUELE QUE, DEPOIS DE NOSSA UTILIDADE, DESCOBRIR O NOSSO SIGNIFICADO.
FELIZ É AQUELE QUE PODE OUVIR DE ALGUÉM A SEGUINTE FRASE - VOCÊ NÃO SERVE PARA NADA, MAS EU NÃO SEI VIVER SEM VOCÊ." (Padre Fábio de Mello)
Isto é parte de uma fala do padre sobre nós e a velhice daqueles que nos são caros.
Ele diz que "ser útil é algo meio perigoso" porque, enquanto servimos para alguma coisa, sempre haverá gente ao nosso redor. 
Mas que descobriremos de fato quem nos ama no dia em que não servirmos para mais nada: em nossa velhice!
E o que ele diz, venho atestando há anos com idosos bem próximos a mim.
Uma tia querida e especial teve sua casa sempre cheia de gente e seu telefone sempre tocando enquanto tinha dinheiro e bens a repartir com os familiares. No final de sua vida, graças a Deus eu pude cuidar dela e agradecer tudo o que ela, ao longo de sua vida toda fez por mim. E, como presente, ela decidiu descansar, aos quase 99 anos, no dia do meu aniversário, há uns anos...
Meus domingos são sempre de minha mãe - minha semana é sempre corrida e sei dela por telefone mas, meus almoços e tardes de domingos são dela e assim é que tem que ser! 
A doença de meu pai foi uma grande lição porque decidi que estaria ao lado dele o mais que pudesse porque não sabia por quanto tempo ainda conseguiria tê-lo ao meu lado. E assim foi feito e hoje, graças a Deus, lembro dele com muita saudade e ausência total de culpas, de arrependimentos e de "...e se?"
Que meus domingos com minha mãe ainda possam ser muitos: enquanto seu Alzheimer permitir que ela saia, desfrute de nossa companhia, aproveite dos prazeres da mesa como faz hoje. E que quando isto já não lhe for mais possível, eu siga ao lado dela até que, Lá em Cima, Alguém especial decida que já é hora de levá-la.
Pensem nisto e reflitam sobre como é que vocês lidam com os idosos que já não mais "lhes são úteis" ao seu redor! 
Façam por eles o mais que vocês puderem porque o maior beneficiado com isto é aquele que tem o privilégio de fazer isto!!!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário