quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

É preferível agir a chorar


"LACK OF COMPASSION CAN BE AS VULGAR AS THE EXCESS OF TEARS" (Lady Violet Crawley)
(Tradução: Falta de compaixão pode ser tão vulgar quanto o excesso de lágrimas).
Anteontem comentei aqui sobre uma frase da mesma personagem que falava sobre o controle de nossas emoções. E comentei também quão mal interpretada eu sou, vez ou outra, exatamente por causa disto.
Não sou chegada a dramas, não tenho paciência e nem tenho tempo para isto. Porque como a vida quase sempre imita a arte, repare que, quanto maior o drama e toda o cenário que o envolve, menos importante ele é e mais sem justificativa também. 
Assim, digo sempre a amigos e familiares que me poupem de tudo o que não precisa ser dividido com o mundo e nem é tão sério como de fato "o dramático em questão" quer fazer parecer.
Por outro lado, conte comigo, com minha ajuda, meus ouvidos, meu carinho e meu tempo se o assunto for grave e, ainda que eu não possa ajudar, posso dedicar ao caso minha atenção e minha compaixão.
Um amigo querido que há décadas frequenta os Natais e os Réveillons aqui de casa uma vez me disse que decidiu "bandear-se" para minha casa porque, por aqui as festas sempre acontecem sem "dramas" e nem "lavação de roupas sujas" e cobranças que usualmente ocorrem em ocasiões como estas.
Dizia ele que, como bom descendente de italianos estas cenas eram frequentes em reuniões de seus familiares: gritos, xingamentos, lágrimas e, ao final, tudo sempre terminando entre beijos e abraços e declarações de amor.
Metade da metade de mim também vem de Lucca. E cenas como as que ele descreve foram comuns em minha vida enquanto não podia ter controle sobre ela.
Porque, amo a Itália e me orgulho de meu lado "oriundi". Mas estas "cenas de ópera bufa" nunca me representaram e sempre me cansaram enormemente!
E, tão logo pude ser eu a anfitriã de festas e encontros familiares, cenas assim deixaram de acontecer aqui em casa, por conta de meu pouco entusiasmo e de minha não aprovação a elas.
Quem me conhece sabe que, em momentos de real necessidade pode contar comigo. Quem me conhece de fato sabe do quanto me compadeço de todos aqueles que merecem e precisam de minha solidariedade. 
Mas os que me conhecem de fato sabem que tudo isto por aqui acontece de maneira discreta e pouco dramática.
Prefiro agir a chorar. E acho que por causa disto mesmo quase nunca tenho motivos para chororôs ao final.
Lágrimas por aqui, só de emoção: estas valem a pena serem derramadas...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário