"UMA PESSOA QUE QUER FAZER DÁ UM JEITO. AQUELA QUE NÃO QUER, DÁ DESCULPAS." (Stephen Dolley Jr.)
Meu pai dizia que "aquele que quer algo, faz; quem não quer, manda fazer.
E sempre me impressionei com esta constatação porque todos os folgados com os quais fui obrigada a conviver adoravam delegar e transferir para terceiros responsabilidades que lhes cabiam.
Mas, pior que os folgados, são mesmo os "esssspertos": estes acham que convencem você com cascatas, mentiras, estórias da Carochinha e desculpas esfarrapadas.
Adoro dar corda para estes tipinhos, só para ver até onde eles conseguem chegar sem se enforcarem com a corda que eles mesmos providenciaram... rs.
Não subestime a capacidade de percepção dos outros, não se ache mais esperto que as demais pessoas.
Se um dia algo lhe for pedido e você não conseguir ou não quiser fazer, seja objetivo, seja "curto e grosso", mas não crie falsas expectativas nas pessoas.
Em sua vida profissional, não prometa aquilo que você sabe que não conseguirá cumprir - empresas andam muito sanguessugas porque existe uma manada de profissionais com pouca coragem e baixa autoestima que não conseguem ou se esqueceram de como é dizer NÃO.
Mas, pior mesmo é quando a falta de assertividade acaba por causar problemas para outras pessoas que dependiam daquilo que foi prometido. E não entregue!
Com os amigos, com a família, a mesma coisa: não crie falsas expectativas, não provoque trabalho extra às pessoas. Se alguém pede sua presença e você sabe que não vai poder comparecer, diga! Se alguém lhe pede uma ajuda que está fora de sua alçada, diga!
O caminho mais certo entre dois pontos segue sendo a linha reta. Não dê voltas, não enrole, não prometa o que você não quer fazer ou sabe que não poderá cumprir!
Viver de forma assertiva é bom para você. E é ótimo para todos aqueles que convivem com você...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário