segunda-feira, 4 de julho de 2016

Pessoas tóxicas


"TOXIC PEOPLE WILL NOT BE CHANGED BY THE ALCHEMY OF YOUR KINDNESS. YES, BE KIND, BUT MOVE ON SWIFTLY AND LET LIFE BE THEIR EDUCATOR." (Brendon Burchard)
(Tradução: "Pessoas tóxicas não serão alteradas pela alquimia de sua bondade. Sim, seja gentil, mas mova-se para longe de gente assim rapidamente e deixe que a vida os eduque.)
Todos nós, em algum momento da vida fomos obrigados a conviver com gente tóxica, seja na família, no trabalho ou em relações de amizade.
Os tóxicos podem ser muito simpáticos, muito sedutores até conquistarem a pessoa. 
Existe no fundo uma conquista, um namoro, uma sedução. A pessoa tóxica não está bem com ela própria, e muito sutilmente ela começa a minar a auto estima do outro.
Gente tóxica é sangue-suga de energia.
A pessoa tóxica está sempre desvalorizando o que você é, seja fisicamente, mentalmente ou profissionalmente. 
O tóxico sempre tenta chamar atenção sobre si, é inconveniente, dá opiniões sem que ninguém as tenha pedido.
É manipulador, é instável e inseguro e tenta incutir a insegurança no outro, porque isto é uma maneira dele sentir-se melhor com a sua própria infelicidade.
Os tóxicos são controladores, sempre sabem tudo sobre tudo e nunca dão a oportunidade de o outro manifestar a opinião.
Os tóxicos são sempre "as vítimas" seja do chefe, da mãe ou da família que nunca o amaram; no fundo, o que eles acham é que nunca têm culpa de nada...
Os tóxicos são destrutivos porque não respeitam os espaço dos outros, impondo à força, a sua presença (definições de Cristina Candeias, no artigo "O perigo das pessoas tóxicas").
Resumindo, penso que gente assim não nos fará falta alguma e, ou procuram ajuda profissional para se reeducarem psicologicamente ou a vida e o isolamento que o tempo cuidará de fazer acontecer vai lhes ensinar o que precisam aprender.
Volto a lembrar que o Segundo Mandamento das Lei de Deus pede que amemos a nosso próximo como amamos a nós mesmos.
E quem permite que um outro lhes cause tantos danos e lhes faça tantos estragos, não ama e nem respeita a si mesmo.
Porque precisamos ser cuidadosos nas escolhas de pessoas para serem parte de nossas vidas: cerque-se de gente de Luz e você poderá ser um multiplicador de Luz e de Beleza pelo mundo!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário