segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ler enriquece a alma!


"LER É BEBER E COMER. O ESPÍRITO QUE NÃO LÊ EMAGRECE COMO O CORPO QUE NÃO COME."
Impressiona-me perceber quantas são as pessoas ao meu redor que não leem de jeito nenhum.
E aí compreendo mais facilmente os enganos no português, a dificuldade na redação do que quer que seja e etc.
Como já lhes contei algumas vezes, sou uma leitora precoce porque, do alto de minha "autonomia infantil" eu desde cedo queria ler sozinha os livros que tios e pais usavam como fonte para minha estórias infantis.
Agradeço enormemente à visão de uma de minhas tias, professora primária (mas daquelas boas de antigamente, sabe como é?) que me alfabetizou aos cinco anos, com a mesma cartilha que seria utilizada por minha primeira professora, aos meus sete anos.
E, desde então, ler foi sempre um de meus passatempos favoritos - se saio para um reunião, tenho um livro comigo para que atrasos dos outros e eventuais adiantamentos meus não sejam desperdiçados com espera inútil. Preparando minhas malas para viagens percebo que, com o mesmo zelo que escolho sapatos e roupas a serem usados no trabalho, escolho o livro que irá me acompanhar.
Um dos meus grandes prazeres tem sido desfrutar do silêncio e da solidão de meus sábados quando não recebo amigos e nem saio de casa, lendo calma e concentradamente. 
Adorei a frase acima, pois traz nela uma verdade irrefutável: a leitura alimenta o espírito, enriquece a alma, mune você com informação e cultura. Faz com que sua conversa seja leve quando o momento pede isto e mais profunda e reflexiva em outros momentos também.
A leitura ajuda você a corrigir o idioma - leia e veja filmes com legenda no idioma original, porque este é um bom jeito de fixarmos palavras e variações que acontecem nos idiomas que não são nosso idioma natal.
Fuja de dublagens, opte por som original e legendas; para os iniciados no inglês, francês ou qualquer outro idioma, assista ao filme com o som original e a legenda no idioma original também.
Xô para a preguiça, trate de ler mais!!! 
Admiro gente de conteúdo, acho chique: muito mais chique que aquela bolsa cara que muita gente acha que, por carregá-la no braço resolve seu problema de imagem e elegância!
Aplaudo e acho elegantérrimo ouvir e ler um português corretíssimo! 
Saiba valorizar-se e vender de maneira impecável sua imagem através de detalhes, aparentemente pequeninos "a olho nu", mas muito notados e percebidos por aquelas pessoas com as quais é sempre enriquecedor, proveitoso e prazeroso conviver e estar perto...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário