quarta-feira, 25 de maio de 2016

Responder ou silenciar-se diante de uma ofensa?


"RESPONDER À OFENSA COM OFENSA É LAVAR A ALMA COM A LAMA. O SILÊNCIO É UM DOS ARGUMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE SEREM REBATIDOS." (Dalai Lama).
Quanto mais o tempo passa, menos disposição eu tenho para discussões de qualquer espécie e menos vontade eu sinto em provar meus pontos de vista: preguiça!
Acho que ganho mais refletindo, conversando com pessoas para as quais não preciso provar nada porque sei que me amam e me aceitam do jeito que sou.
Sou muito mais feliz fazendo planos para o que está por vir de bom.
Vez ou outra recebo aqui e em meu blog críticas que não procedem. Ou que são acusações desprovidas de qualquer objetivo construtivo, porque - sim! - na vida tem gente que ama apontar o dedo aos outros.
E aí penso em responder, mas depois reflito melhor e concluo que meu silêncio é a melhor resposta à este tipo de atitude recheada de pré-conceitos a meu respeito. Por que gastar saliva e investir tempo quando se percebe que o veredicto de culpado já lhe foi impingido?
É, quanto mais vivo, mais valorizo o silêncio e aquela frase que diz que calar é ouro e falar é prata.
E, por incrível que pareça, descobri que nestas situações o tal "beijinho no ombro" é catártico! Adorei descobrir o poder deste gesto e, em situações extremas, do "colar de beijos" também...
Melhor rir do que se aborrecer ou se estressar!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário