sexta-feira, 27 de maio de 2016

Vivendo e aprendendo


"VIVENDO, OBSERVANDO E APRENDENDO." (Eu mesma, aqui pensando)
Hoje almocei com duas amigas e já mencionei isto no post anterior: a que me convidou tem 92 anos; a outra, convidada como eu, 83 anos.
Adoro conviver com ambas, porque sempre me ensinam! 
Com uma delas, a mais velha, aprendo que a vida vale a pena sim; que os anos pesam, mas isto não é empecilho para que se viva bem; que a fé e o amor genuíno pelos outros são uma força extra que a vida nos propicia. Que é bom viajar, ser curioso, cantar, rir e até beber uma taça de um bom Chardonnay! 
Há exatos dez anos fizemos uma viagem para celebrar o Reveillon em Buenos Aires e ela estava no grupo: com ela conheci o cemitério da Recoletta, maior museu de esculturas a céu aberto do mundo; com ela perneei uma tarde inteira pelo Museu Eva Péron; os demais presentes não queriam nada disto e ela não só topou como também tornou minhas visitas mais animadas e mais interessantes. Aos 82 anos.
Com a outra aprendo o que não fazer: não ser ferina, cuidar de mim mesma a fim de que não me torne uma pessoa nem frustrada e nem amarga, não fofocar e nem emitir opiniões maledicentes ou destrutivas sobre os outros. 
Também aprendo com ela o mal que faz acreditar que somos mais especiais que outros ou que merecemos ser o centro das atenções... Porque se há algo no que esta pessoa é mestra é em reivindicações de privilégios e atenções que nem sempre cabem ao momento.
Nem preciso lhes dizer com quem quero me parecer quando envelhecer mais! 
Nem preciso lhes dizer para qual delas estou frequentemente mais disponível e com mais vontade de conviver, não é mesmo?
Pois é, é como eu digo sempre: a vida é sempre mais fácil e mais doce para os que são dóceis e fáceis; e a vida é sempre mais amarga e mais vazia de significados para os que se deixam amargurar ao longo do caminho..
Ser doce ou ser amargo é uma questão de escolha: você decide, mas se escolher o lado errado não pode reclamar, viu?...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário