quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ser necessário


"THE ART OF LETING GO OF THE NEED TO BE NEEDED." (Unknown author)
(Tradução: A arte de deixar ir a necessidade de ser necessário.)
Sabem que nunca havia parado para pensar sobre isto?
E ontem, quando vi esta frase, acabei me dando conta do quão sério é isto.
Acabei também compreendendo algumas atitudes que me pareciam até então um pouco incompreensíveis.
Sabe aquela mãe que cria um filho dependente e que nunca permite a ele que caminhe com suas próprias pernas? Ela faz isto porque não acredita que deixando seu filho viver a vida dele ele voltará para ela também. Baixa autoestima causa isto.
E aquela secretária que, muito devagar vai tornando seu chefe mais e mais dependente dela? Também lhe falta segurança, ela não consegue enxergar que sua competência haverá de garantir seu posto de trabalho.
E são infindáveis os exemplos de amizades estranhas assim, relacionamentos afetivos e familiares também.
Acabei constatando que o que tem me dado esta sensação de liberdade é ter conseguido me livrar desta necessidade sem me dar conta disto.
Sigo à disposição dos que de mim precisam e fazem bom uso de meu apoio sem me usarem além da medida.
Sigo firme e forte, cumprindo com minha responsabilidade de cuidar de quem já cuidou muito de mim e agora precisa que o contrário seja feito.
Porque ser responsável e querer colaborar com os outros não tem nada a ver com esta obsessão de alguns por criar dependências para se sentirem necessários. E amados.
Quero me sentir amada, útil e generosa - quero perto de mim os que me amam e me admiram de forma genuína e espontânea...
Não quero dependentes "pendurados em mim" como berloques de uma pulseira Pandora....
E você, já pensou no que quer também?
‪#‎aquipensando‬
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário