quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Abaixo o déspota nada esclarecido


Quando o assunto é poder, ainda fico espantada com as coisas que uma pessoa que o detém pode fazer. Há algum tempo, conheci dois presidentes de instituições de classe: um deles segue no cargo e, quanto mais convivo com ele, mais o aplaudo e o admiro. Já o outro, bastou que assumisse o posto para mostrar sua outra face. E, creiam, ela não é nada bonita nem digna de aplauso.
Analisando ambos, percebo enormes diferenças de conteúdo, de valores e de objetivos de vida. O elegante se pauta por uma conduta ética, está sempre preocupado em ler bons livros, em atualizar-se. É um presidente sensível às necessidades de todos de sua equipe e um bom ouvinte. O outro, tão logo tomou posse do cargo, enclausurou-se em sua sala, passou a enxergar ameaças até em sombras. Acabei por descobrir que sua presença em minhas palestras nada mais era do que estratégia, para aproximar-se daqueles que poderiam lhe dar seu voto de confiança. Ele nunca se interessou, efetivamente, por nenhuma leitura de peso e nenhuma outra informação além daquelas que as revistas semanais de celebridades nos fornecem.
Penso que o poder na mão do ser humano faz com que sua essência venha à tona e torne-a visível a todos os que com ele convivem. Sugiro a você que faz planos para o futuro criar uma estratégia de preparação para o poder. Invista em boas leituras e em conhecimento; desenvolva seu lado íntegro, sua fé nas demais pessoas, sua capacidade de intuir; cultive a polidez e a gentileza porque, após um pequeno espaço de tempo, elas serão parte de seus inúmeros hábitos reflexos. Questione-se e reflita sobre sua forma de agir e ser. Dessa forma, quando você finalmente chegar lá, será um profissional com poder nas mãos e a admiração de todos, que muito o ajudarão a cumprir suas metas e seus objetivos.
Caso contrário, a exemplo do poderoso executivo nada digno de aplausos que descrevi acima, você passará a ser visto pelos colegas de trabalho como mais um déspota nada esclarecido. Pense nisso.
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário