quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tecnologia Moderna


VOCÊ USA OU É ESCRAVO DELA?
É inacreditável a evolução da tecnologia nos últimos vinte anos. E também é absolutamente incrível o quanto algumas pessoas acabaram por escravizar-se por todos os instrumentos que a tecnologia moderna colocou à nossa disposição. Vamos fazer juntos uma pequena avaliação sobre o seu comportamento com todas as parafernálias tecnológicas das quais dispomos.Se o resultado for excesso de, é bom que você comece a aproveitar o final de ano para reavaliar sua postura e o uso que você anda fazendo de tudo isto porque, não se esqueça jamais, a virtude está no meio. Ou seja, elegância e correção de maneiras caminham juntas com o equilíbrio em todos os ângulos de sua vida...!
O CELULAR
Como é sua relação com este pequeno aparelhinho? Quantas horas de seu dia ele permanece desligado? Você nos últimos trinta dias fez alguma ligação para um número de celular cujo dono você desconhecia? Num templo religioso, numa sessão de cinema você o deixa desligado ou deixa seu celular no modo vibra-call?
R.: Se seu celular permanece ligado vinte e quatro horas por dia (e você não está passando por nenhum momento crítico em sua vida como doença em família, por exemplo), cuidado! Se além disso, não o desliga nem numa cerimônia religiosa qualquer nem numa sessão de cinema, o problema é ainda mais sério. E se, além disto você ainda costuma passar o número do celular de pessoas que lhe confiaram este número a terceiros sem a autorização de seus donos ou ainda aceita número de celulares de pessoas que você não conhece para acessa-las, a coisa é mais séria ainda. Você está muito dependente deste aparelho e, o que é pior, depois de todos estes anos de popularização do meio de comunicação, ainda não aprender a usa-lo educadamente. Repense urgentemente sua postura!
E quanto à informática? Quantas horas por dia você passa diante de seu computador, além daquelas horas necessárias para seu trabalho? Você é daquelas pessoas que já tem um palm-top mas que, assim que toma conhecimento de um novo lançamento corre a fazer sua encomenda? Você consegue fazer uma viagem durante um feriado prolongado sem carregar consigo seu lap-top?
R.: É inquestionável todo o enorme benefício que a informática trouxe à comunicação; é impressionante a rapidez com que dados podem ser passados entre duas (ou mais) pessoas graças à Internet e à informática mas... lembre-se que nada ainda substitui o calor humano, que nada pode ser mais rico que o convívio com amigos e com outras pessoas. Faça uso sim de seu computador, da Internet mas use de sabedoria e moderação pois, caso contrário, você acabará por isolar-se do mundo, das pessoas; se seus assuntos giram somente em torno deste tema, cuidado também porque, além de um escravo da tecnologia e do computador você vai acabar levando merecidamente a fama de um grande chato!
É claro que as coisas nesta área se modernizam com a velocidade da luz mas... cuidado aí também: para quê gastar além do necessário só para trazer consigo o último modelito de um palm-top se seu antigo ainda lhe serve e muito bem? Por quê investir recursos desnecessariamente se seu computador ainda é absolutamente adequado às suas necessidades?
Você não será considerado nem melhor e nem mais sábio por carregar um laptop de última geração... pessoas o admirarão sim, se perceberem em você uma pessoa "antenada" com cultura geral, artes, atualidades. Portanto, cuidado porque, às vezes esta sua mania pode afasta-lo do convívio com as pessoas e fazer de você alguém desatualizado e bitolado, viu?
E quanto aos equipamentos eletrônicos domésticos? Quantos videocassetes você tem em casa? E aparelhos de DVD?
R.: Se você não trabalha nesta área e tem mais de dois aparelhos de vídeo em casa, também foi contaminado nesta área pelo vírus do consumismo eletrônico. Para quê? E o que é pior, como você constatou, já chegaram os aparelhos DVD no mercado, com uma qualidade de reprodução de imagens que é fantástica - o que fazer agora com aquele excesso que você providenciou para si mesmo e que já já acaba virando peça de museu?
Estes são alguns dos itens que podemos listar nesta área de modernidades.
Pense um pouco sobre este assunto e aproveite, sem dúvida, de todos os confortos e praticidades da vida moderna. Aproveite disso tudo, sem escravizar-se. Permita-se assistir a um filme ou a uma peça de teatro em estado de presença, usufruindo e absorvendo o que de bom aquilo lhe oferecer, permitindo-se relaxar e desfrutar de seus momentos de lazer. Use, mas não abuse porque, como dizia Cícero "A virtude está no equilíbrio".
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário