quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Teste de Boas Maneiras


Recebi um e-mail de uma aluna chamada Marcela e ela perguntava se existe algum teste para sabermos a quantas andam nossos modos e eu, prontamente prometi que este seria o tema da próxima coluna. Como dizem, promessa é dívida e, de mais a mais, acho que irá ser de interesse dela, que pediu e de todos nós que, de tempo a tempo deveríamos nos questionar também sobre como andam nossas maneiras!

Perguntas
1. Ao levantar-se pela manhã você tem o hábito de desejar um bom-dia a todos aqueles que cruzam seu caminho pela primeira vez? Note que esta pergunta vale da hora em que você acorda até o meio-dia...
2. Quando você está sentado à mesa e levanta-se, costuma colocar a cadeira que estava usando no lugar onde a encontrou? (e não importa de que mesa estejamos falando: mesa de reunião, sua mesa de trabalho, a mesa de refeições da casa, uma mesa de restaurante, bar, etc.)
3. Se o telefone toca, você atende e percebe que é engano, costuma ser polido ao avisar isso a quem chamou e despede-se da pessoa antes de desligar ou não? E quando é você quem comete o engano, como se porta ao descobrir isso?
4. Você está no trânsito e avista uma pessoa querendo atravessar a rua; olha pelo retrovisor e percebe que não haverá risco algum se você frear seu carro: faz isto ou acelera ignorando o pedestre?
5. Você está no carro e seu telefone celular toca: atende ao chamado ou deixa que quem está lhe chamando deixe um recado em sua caixa postal?
6. Em época de eleições: qual é sua reação quando conversa com alguém que o "cutuca" o tempo todo e que irá certamente votar num candidato que não é o seu?
7. E na internet, como andam suas maneiras? Responde a todos os e-mails que recebe? É dos adeptos daquelas correntes e passa indiscriminadamente a todas as pessoas que são parte de sua lista de endereços ou tem o cuidado de enviar cada mensagem separadamente de forma a não divulgar o endereço eletrônico de seus conhecidos ?
8. Como é sua relação com a comida - é "bom de garfo", vive de regime e apregoa isso aos quatro cantos, reclama muito de comida, é aberto a experimentar novos pratos - como é isso?
9. Você está num restaurante, pede a nota ao garçom e percebe que a conta que lhe está sendo apresentada não traz a despesa de couvert e nem das bebidas consumidas no bar - o que você faz?
10. Numa loja de roupas: você experimentou algumas peças de roupa que não caíram exatamente da melhor maneira em seu corpo; a vendedora que o atendeu foi de uma delicadeza ímpar todo o tempo e lhe trouxe tudo aquilo que você pediu e coisas que ela imaginava, pudessem lhe agradar - qual é a sua atitude?
11. Qual é a média de elogios que você faz aos outros por dia?
12. E, sobre o assunto elogiar: você chega ao trabalho e percebe que seu chefe está usando uma roupa nova,chamativa que não agradou a você em absoluto. Como se não bastasse, na primeira oportunidade ele pergunta sua opinião sobre seu novo visual: qual é sua resposta?

Respostas
1. Se você respondeu sim a esta pergunta, parabéns. É isso mesmo que devemos fazer a todas as pessoas com as quais cruzamos pela primeira vez até o término da manhã. Se sua resposta foi não, é melhor você repensar sua atitude - você mais que todos sairá ganhador porque, de repente, você já tem fama de mal educado em sua empresa ou na vizinhança e nem percebeu isso ainda...!
2. A resposta a esta pergunta também deve ser sim: você é quem deve, obrigatoriamente colocar a cadeira na qual estava sentado de volta ao seu lugar todas as vezes que dela se levantar. Quem não o faz, além de ser visto como mal educado, também leva a fama de ser desleixado...
3. Enganos acontecem - e nós também os cometemos. Seja mais bem-humorado e trate bem a pessoa do outro lado da linha quando isso acontecer. E, quando quem cometeu o engano foi você, desculpe-se e, de preferência aproveite e deseje um bom dia à pessoa que o atendeu antes de desligar. Perder as estribeiras por conta de um engano telefônico é sinônimo de descontrole emocional e de falta de delicadeza no trato com as pessoas também...!
4. Lembre-se sempre que o pedestre surgiu no planeta Terra antes do automóvel. Se o gesto não colocar você em risco de acidentes, pare o carro, faça uma gentileza e colabore na travessia daquela pessoa. Se você não tem este hábito, passe a faze-lo a partir de agora.
5. Atender ao celular no volante é infração de trânsito passiva de multa, é colocar em risco a sua vida e a vida de outros motoristas. É falta de educação e de civilidade também...
6. Quando o assunto é polêmico e você não quer polemizar (porque educados não polemizam..) mude de assunto sem disfarçar: o outro lado certamente entenderá que aquele assunto não lhe agrada e que você não quer falar sobre ele.
7. Bons modos na internet nos obrigam sim a responder a todos os e-mails recebidos. Faça isso. E envie mensagens a seus conhecidos tendo o cuidado de resguardar seus endereços eletrônicos: é muito cafona esta estória de enviar uma mensagem, por mais linda que ela seja, com aquela lista interminável de destinatários... O que é isso? Sua relação com as pessoas é individual e assim devem ser as mensagens que você envia para elas.!
8. Adoro a frase que diz que gente educada tem boca educada. Não reclame da comida, não seja enjoado ao comer (e caso esta seja uma característica sua, quer saber? Não saia de sua casa para comer nem aceite convites de amigos que envolvam refeições: este é o preço que você deve pagar por ser alguém enjoado!). 
9. Também estou certa que sua resposta a essa pergunta foi: - Chamo o garçom e peço a ele que inclua em minha conta as despesas que estão faltando. Esta é a atitude elegante, esta é a atitude honesta a ser tomada. Se queremos que nosso país cresça e mude precisamos fazer com que estas mudanças comecem em nós. 
10. Seja gentil com esta vendedora, agradeça a ela toda a atenção dispensada a você e diga clara e delicadamente que o que ela lhe mostrou não é de seu agrado mas que também você jamais irá esquecer do quão atenciosa ela é e passará outras vezes pela loja para ver se encontra algo que lhe agrade e que ela sempre será a pessoa por você solicitada para o atendimento. Educação e delicadeza não significam que você tenha de violentar-se para não desagradar a quem quer que seja! Seja assertivo na vida e desta maneira dificilmente você será violento com quem quer que seja, viu?
11. Elogios e gentilezas fazem bem a quem os recebe e àquele que o fez também. Seja mais pródigo em elogios e também bastante econômico nas suas críticas. Todos os seres humanos do planeta têm algo elogioso a ser reparado: é só você mudar sua ótica de ver o mundo e as pessoas... E todo aquele que é muito crítico passa aos outros a impressão de ser perfeito: que não nos esqueçamos que, do perfeito ninguém perdoa o mínimo deslize...
12. Cuidado: não confunda elogios com bajulação (todos percebem quando o elogio é sincero e quando ele vem "da boca para fora") e também não confunda sinceridade com franqueza (tenho horror a excesso de franqueza: quase sempre é mesmo falta de educação do linguarudo metido a franco). Você poderia, por exemplo, ser delicada e dizer a quem o inquiriu que você prefere a pessoa em seu velho estilo mas que, se ele está se sentindo bem e se a nova roupa o agradou, isso é o que interessa!

E então, como foram as suas respostas?
Se das doze questões, você acertou entre 8 e 12, meus parabéns! Você está "afiadíssimo" no assunto boas maneiras.
Se das doze questões, você acertou entre 4 e 8, precisa estar mais atento às suas atitudes porque você anda "escorregando" além da medida e isto não é bom para sua imagem e para aqueles que têm de conviver com você.
Se das doze questões você ficou entre zero e 4 acertos, cuidado! É urgente que você mude as atitudes, que você se refine mais e leia mais sobre o assunto relacionamento pessoal e boas maneiras...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

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