quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Final de férias


Cidadania e educação começam em casa e, em minha viagem de férias, assisti a alguns espetáculos que, honestamente, me fizeram voltar a trabalhar mentalmente e a refletir sobre como algumas pessoas precisam acordar. E mudar. 
Época de férias de verão é a época das férias escolares. E isso quer dizer mais crianças onde quer que você decida passear. Gostamos muito de uma cidade pequenina, no interior do estado de São Paulo, chamada Águas da Prata: sossegada, tranqüila, com um clima adorável, não badalada - enfim - perfeita para descanso e para recarregar energias. Usualmente, no lugar onde costumamos nos hospedar, o sossego e a camaradagem imperam. Disse usualmente porque, definitivamente não foi o que aconteceu neste começo de ano. Crianças descontroladas gritavam além do necessário - com os pais ao lado e sem que nada fizessem para impedir isso. Crianças mal-educadas fizeram mau uso dos dispositivos de lazer colocado à sua disposição e, numa "brincadeirinha", jogaram uma das bolas do jogo de snooker infantil dentro da saída de água (boca de lobo). Outro adolescente, numa brincadeirinha de mau gosto, bateu com o taco de bilhar na quina da mesa e quebrou-o em dois ou três pedaços, alegando, quando pego em flagrante, que havia sido "sem querer"... Na piscina então, pais mais entusiasmados inflaram um jacaré, uma baleia e um golfinho - de forma a que as crianças pudessem brincar. E esquecendo-se completamente que a piscina é área comum a todos os hóspedes e que, para folguedos infantis, existe a piscina das crianças... Fora o susto de assistir a um bebê de, no máximo dois anos, cair na parte mais profunda da piscina reservada aos adultos - o que, afinal, aqueles pais estavam fazendo ali com seus filhos?????
O que percebi com tudo isso é que, de fato, funciona aquela máxima que diz que com filhos o importante é a qualidade do convívio e não a quantidade!!!! De que vale (como soube depois) que a mãe dos adolescentes gritões e descontrolados não trabalhe fora para "cuidar da educação das crianças", se ela não o faz absolutamente? Pais e mães meus leitores: lembrem-se sempre que seus filhos são o retrato sem retoques de como é o comportamento de vocês e de quanto vocês cumprem - ou não - com suas responsabilidades paternas e maternas. Cada dia é maior o número de livros escritos por especialistas afirmando que o limite para a criança e para o adolescente é item imprescindível na formação de um adulto equilibrado, ajustado e com noções de respeito. E acho que alguns desinformados ignorantes talvez nunca tenham se interessado por ler algo a respeito. Quanto àqueles outros pais que, com a melhor intenção possível, acabaram por tomar conta de toda a piscina, alerta também! Este é um exemplo muito ruim a seus filhos de como não conviver de forma respeitosa em espaços públicos, é transmitir a seus filhos a noção de que eles são os donos do mundo..! No futuro será quase impossível que eles consigam assimilar o conceito de Ética, de Cidadania, de Respeito, de Limites - tão imprescindíveis todos eles para que o nosso país mude, de fato!
Tomara que o hotel tenha cobrado dos destruidores todo o material danificado e, fosse eu a administradora, também lhes cobraria multa por mau comportamento. Outro ditado diz que "quem não aprende pelo amor, aprende pela dor". Somos responsáveis pela reação que nossas atitudes provocam nas outras pessoas, somos responsáveis por nossas escolhas e por nossos caminhos. Talvez, por isso, a vida seja mais amena e camarada com uns. E mais dura e mais difícil para outros tantos. Que em outros verões pais e mães lembrem-se de que educação e limites são itens absolutamente necessários ao comportamento dos cidadãos responsáveis do futuro. Que, assim como eles e suas famílias, outras famílias estão ali descansando também - e têm esse direito porque pagaram por ele. Que algazarras em piscina só combinam se a piscina for particular - e sua.
Agora entendo porque alguns hotéis insistem em não receber crianças como seus hóspedes e, coitadas, a culpa é de seus pais e não delas... Mas os que já criaram as suas - e investiram tempo, amor e energia nisso - merecem descanso, paz e sossego nas férias!!!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário