quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sua atitude à mesa


Segundo meu saudoso avô materno, é em uma mesa de refeição que você pode acabar descobrindo bastante sobre a educação de quem está sentado ao seu lado. Já reparou que entra ano, sai ano os eventos profissionais que incluem refeições seguem firmes e fortes, sendo a forma como as pessoas mais se aproximam de seus clientes e fornecedores? Já notou também que muitos são os negócios que acabam por ser finalmente fechados após um almoço profissional? Será que você, em sua empresa, sairia para almoçar com aquele colega de trabalho com quem não tem afinidade alguma? Claro que não. Só nos sentamos à mesa para uma refeição com aquelas pessoas com as quais nos identificamos. Assim, passe a olhar também por esse prisma os convites de colegas, clientes e fornecedores que você receber daqui pra frente. Eles são um sinal de que vocês têm uma relação profissional sólida. Ou, pelo menos, está caminhando para isso.
Conheci um executivo de uma multinacional que, no processo de seleção, acabou por optar pelo trainee que sabia tomar cafezinho do jeito mais elegante. Em tempo: eram dois candidatos finais, igualmente competentes, com currículos de peso e igualmente admiráveis. E, no fim das contas, o quesito de desempate estava ligado ao comportamento dos rapazes.
Posto isso, está na hora de colocarmos um fim naquelas atitudes negligentes ou resistentes à mudança, com as quais muitas vezes deparo em treinamentos.
É tempo de entendermos que, com pequenos ajustes, as pessoas podem passar a nos olhar com olhos de admiração. E isso tem a ver também com o nosso comportamento à mesa. Como você come, a forma como se serve, sobre o que você conversa à mesa, seu jeito de manusear os talheres. Tudo isso está falando aos outros um pouco mais sobre quem é você, afinal.
Então, a partir de agora, inicio uma série de pequenos lembretes que, se seguidos à risca, poderão ser de grande valia para a venda de sua própria imagem.
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário