quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você sabe receber convites?

A palavra convite é um substantivo masculino que é sinônimo de "ser incentivado a tomar parte". Cada dia que passa, mais eu acho complicado convidar aqui entre nós, brasileiros!
E por conta disso,vai aqui uma pequena lista de dicas a serem observadas diante de um convite:
Se um convite foi feito a você, nem pense em faze-lo coletivo a outras pessoas: o convidado é só você;
Se no envelope do convite a subscrição disser Sr. e Sra. Fulano de Tal, os convidados daquela residência são somente o casal - nada de levar filhos ou demais parentes consigo..
Um envelope de convite onde se leia Sr. Fulano de Tal e família é extensivo à família do convidado - mas os filhos do casal que porventura já sejam casados não estão incluídos neste convite.Quem casa constitui nova família e, por conta disto, precisa receber convite separadamente;
Se você recebeu um convite que, ao seu final, diz "favor confirmar presença" ou traz a seguinte abreviação "R.S.V.P." quer dizer que a pessoa que lhe convida quer saber de você se você vai (ou não) ao evento para o qual foi convidado. Você tem 48 horas para dar a resposta e não faze-lo é de uma indelicadeza sem tamanho!
Por maior que seja a intimidade que você tenha com a pessoa que está organizando o evento ou a festa para o qual você foi ou está sendo convidado, nem pense em sugerir nomes de quem quer que seja de seu interesse para ser incluído na lista de convidados, hein? Se você acha que aquele seu amigo ou amiga merecem um convite, faça você mesmo alguma coisa em sua casa e convide as pessoas para quem você, de alguma maneira, precisa retribuir gentileza. Sim, porque, por fim, a melhor maneira de retribuir um convite que lhe tenha sido feito (e que tenha sido aceito por você) é convidar a pessoa em retribuição!
Você anda recebendo pouca gente em sua casa? Você é daquele tipo de pessoa que aceita todo e qualquer convite mas, por ene motivos, dificilmente retribui? Se respondeu afirmativamente a estas duas questões, pare e repense sua atitude diante da vida e diante de seus amigos. Caso contrário, já já - e não demora nada - você vai perceber que os convites começarão a escassear-se e, se não cuidar, acabará sozinho!
A vida é uma avenida de mão dupla: receba - e saiba retribuir! E por maior que seja a intimidade que você tenha com seus amigos, família e parentes, jamais se esqueça de que um pouco de cerimônia dá sabor às relações e sempre nos afasta do risco de passarmos a conviver de forma invasiva, aproveitadora. E, é óbvio, muito mal educada!!!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário