segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Com que meias eu vou?


Parece até título de samba - mas não é! No final de dezembro, encontrei-me com uma consultora amiga num jantar de confraternização: o nome dela é Sandra Ligier e ela me disse que, treinando um grupo de pessoas na Scânia, surgiu a dúvida masculina acerca das meias: afinal, combinam com o quê? E eu prometi a ela que, assim que voltasse a escrever, falaria sobre o tema solicitado.
Fernando de Barros, recentemente falecido e grande conhecedor de moda, dizia que meias masculinas devem ser como juízes de futebol em uma partida: quanto menos percebidos, melhor! 

Assim, a regra das meias diz o seguinte:
- Meias masculinas devem combinar com os sapatos que o homem calça ou com as calças que ele estiver vestindo. Porém, todas as vezes que as calças masculinas forem mais claras que os sapatos, que os homens prefiram calçar meias no tom das calças porque, além de alongar a silhueta, elas passam mais despercebidas;
- Meias brancas com roupa social jamais!!! Isso foi "hit" em 1940, retornou com pouca força, diga-se de passagem na década de 80 e... já era! Meias brancas devem ser calçadas com roupas absolutamente esportivas: jeans, sarja, brim, bermudas.
- Meias de padronagem escocesa são mais apropriadas ao inverno, devem ter padronagem e cores discretas ao serem usadas com costume masculino e, que a cor que prevalece na meia seja, de preferência, a cor da calça que o homem veste.
- Prefiram as meias de cano longo porque, francamente, nada mais deselegante que um pedaço da perna masculina aparecendo quando ele está sentado, hein?...

E para as mulheres:
- Meias femininas destoando da cor da saia ou do vestido só deveria ser usada por mulheres altas porque "cortam" a silhueta da mulher e somente as altas podem se dar a esse luxo...
- Para mulheres de estatura "mignon" ou de média estatura, o mais recomendável é que as meias sejam no mesmo tom do vestido ou da saia porque isso alonga a silhueta.
- Calçou sapatos, vestiu saias: meias são acessório indispensável! Calçou sandálias? Esqueça as meias, por favor! Por mais que algumas consultoras de estilo digam que meias e sandálias podem caminhas juntas, em minha opinião, isso era bonito em Dancing Days, na inesquecível Júlia Matos, personagem de Sonia Braga (estou falando da década de 70...!). O Brasil é um país tropical, com clima quente - se estamos calçando sandálias isso significa que o clima está quente. Ora bolas: esqueçam as meias, por favor!
- O vestido tem uma cor difícil - ou muito diferente ? Para não errar nunca, escolha um elegante par de meias cor de pele.
- Para a mulher que trabalha todos os dias vestida mais formalmente, meu conselho: tenha sempre em uma de suas gavetas um par de meias cor de pele sobressalente. Caso corra o fio da meia que você está calçando, rapidamente vá ao banheiro e troque-a pela meia reserva. Nada mais deselegante que observar uma mulher caminhando e aquele enorme desfiado em sua meia...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário