sábado, 27 de dezembro de 2014

"A dor e a delícia de ser o que é"


WE AREN’T WHO WE WANT TO BE. WE ARE WHAT SOCIETY DEMANDS. WE ARE WHAT OUR PARENTS CHOOSE. WE DON’T WANT TO DISAPPOINT ANYONE, WE HAVE A GREAT NEED TO BE LOVED. 
SO WE SMOTHER THE BEST IN US. 
GRADUALLY, THE LIGHT OF OUR DREAMS TURNS INTO THE MONSTER OF OUR NIGHTMARES. THEY BECOME THINGS NOT DONE, POSSIBILITIES NOT LIVED. (Trecho do livro Adultério, de Paulo Coelho)
(Tradução: Nós não somos quem gostaríamos de ser. Nós somos o que a sociedade exige de nós. Somos aquilo que nossos pais escolheram que fôssemos. Não queremos desapontar a ninguém nunca. Nós temos uma enorme necessidade de nos sentirmos aceitos e amados. E assim, sufocamos o que de melhor trazemos em nós. Gradualmente, a beleza de nossos sonhos transforma-se em nossos piores pesadelos. Eles se tornam todas as coisas não realizadas e todas as possibilidades por nós não vividas).
Lendo textos como este, refletindo um pouco sobre a minha infância e a minha vida, acabo compreendo todas as broncas, todos os castigos e todos os tapas (merecidos) que levei de minha mãe. 
Porque desde muito cedo paguei pelas ações que desafiavam o que esperavam que eu fizesse. Quando tias e tios se reuniam e comentavam como era eu quando pequena, a palavra "teimosa" e "turrona" apareciam com frequência.
Como agradeço a Deus por ter conseguido manter minha essência e minha individualidade, a despeito dos tapas, dos castigos e das muitas tentativas de "enquadramento" ao longo da vida..
Viva sua vida, seja feliz! Cuide sempre para que suas escolhas não firam e nem desrespeitem aqueles muitos que o cercam e merecem seu respeito! 
Lembre-se que você jamais vai conseguir agradar a todos: jogue este fardo para longe de suas costas e viva mais leve!
Cada dia mais faço questão de me cercar de gente que, assim como eu, está muito pouco preocupada com o que o mundo há de dizer sobre suas escolhas e opções de vida - isto é sinonimo de gente livre. E quem é livre é sempre mais feliz e mais leve...
Adoro pensar "out of the box". Trabalho com regras de comportamento, mas estas regras jamais tiveram como finalidade fazer com que nos tornássemos engessados ou enjaulados. Regras de etiqueta são um instrumento fabulosos que me permite expressar através de atitudes o respeito por aquele que comigo convive, regras de comportamento dão forma à nossa relação com as demais pessoas!
Jamais confundam ser chique com ser pouco natural, jamais elegância foi sinônimo de gente presa à convençoes sem sentido ou sem um significado lógico!
Este texto nos leva a mais uma boa reflexão neste momento reflexivo do ano.
E, com ele, mais um agradecimento meu a todos os meus amigos que me fazem companhia e também vivem a vida de maneira plena, sem se importar absolutamente com o que é que os outros vão dizer sobre isto ou aquilo. Vita brevis para nos preocuparmos com coisas irrelevantes, já que cedo descobrimos que, ao morrermos não seremos canonizados. E que, enquanto estamos por aqui, também não queremos taça alguma de Campeonatos de Bondade, usualmente disputados por todos aqueles que mais se preocupam com o que os outros pensam do que em viverem de forma plena suas próprias vidas...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário